Autor: Filipe Manuel Neto
**Consegue ombrear com o original.**
Gostei bastante deste filme, na medida em que me pareceu uma sequela que honra e ombreia com o filme original. Neste filme, Freddy Krueger volta a atacar os sonhos dos adolescentes de Elm Street, mas os adolescentes, desta vez, são capazes de lhe dar luta. O filme não desilude os fãs da franquia e traz tudo o que se exige, incluindo sangue, algum gore e cenas bastante macabras, especialmente mais para o final.
O elenco cumpre satisfatoriamente com o seu trabalho. Robert Englund é impecável no papel do icónico vilão, Heather Langenkamp está perfeita para a personagem protagonista da história e Craig Wasson, Patricia Arquette, Ken Sagoes e Rodney Eastman asseguram as personagens de apoio mais importantes com bastante confiança e resultados razoáveis. Não é um trabalho excepcional, há falhas e momentos em que os actores soam excessivamente cliché, mas penso que algumas dessas falhas podem dever-se a maus diálogos e linhas, e não tanto ao esforço dos actores.
Tecnicamente, é um filme muito bem feito e aparenta ter bastante dinheiro investido. O CGI e os efeitos especiais são bastante bons e funcionaram muito bem, especialmente o esqueleto. A maquilhagem de Englund também parece mais realista e detalhada do que noutros filmes mais antigos, e isso torna-o mais nítido, mais perturbador e impactante. Há algum espaço para humor negro agradável, mas o filme é genuinamente tenso e o ‘suspense’ foi construído de uma maneira coerente e hábil. A cinematografia sombria e com cores fortes ajuda, nos momentos certos, a acentuar essa tensão, e a banda sonora faz, igualmente, um papel honroso.
Em 21 Apr 2021