Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma sequela previsível e que continua a história do primeiro filme sem, todavia, ser tão boa quanto ele.**
Depois de um excelente primeiro filme, esta era uma sequência previsível, mas tenho de admitir que o filme é um pouco exagerado e que parece por vezes um videojogo muito caro. Além disso, a personagem principal, Tony Stark, é talvez uma das mais desagradáveis e irritantes entre os heróis da banda desenhada, sendo que este filme parece tentar acentuar isso, transformando o protagonista num ‘playboy’ mimado com brinquedos caros e olha para as mulheres como se fossem, também elas, brinquedos. Tudo bem, eu sei que a personagem também era retractada assim nos livros originais, mesmo não sendo um apreciador da banda desenhada. Mas o filme podia dar algo que tornasse Tony Stark nalguém por quem realmente nos pudéssemos importar.
Neste filme, o herói vai enfrentar o seu primeiro grande antagonista, o filho de um cientista da URSS que o pai de Stark conheceu. Ao mesmo tempo, Stark tem de fazer frente ao Exército dos EUA, que está desejoso de deitar mãos aos fatos de combate que ele criou, descobrindo que o seu pai conhecia um elemento químico novo, ainda não oficialmente descoberto, e no qual está a chave para a sobrevivência do próprio Stark, que está a morrer lentamente. Com estas breves linhas podemos ver, desde já, que o roteiro não é propriamente uma das vantagens do filme. A sensação que fica é que o roteiro dispara em várias direcções, procurando criar uma história de cariz mais complexo, mas que algo se interpôs e impediu esse objectivo.
O elenco conta, basicamente, com os mesmos nomes do filme anterior. Robert Downey Jr. está de volta à armadura vermelha para mais um filme onde demonstrou ser habilmente sarcástico e irritante sem, todavia, perder a pose de herói. Mickey Rourke é uma adição bem-vinda para o papel do grande vilão, sendo que o actor foi capaz de se adaptar à personagem de uma maneira bastante competente. Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow e Don Cheadle também regressam, mas não fazem mais do que já fizeram no filme anterior, cumprindo mesmo assim com o que lhes era pedido. Scarlett Johansson merece um louvor pelo seu trabalho aqui, mas o restante elenco limita-se a fazer o que precisa de ser feito.
O filme é mais um blockbuster caríssimo e abundantemente financiado pela Marvel, sendo logo previsível que se torne num dos filmes mais vistos da temporada. Com tanto dinheiro e interesse financeiro envolvido, o filme estava condenado a uma aposta estrondosa e vistosa nos efeitos e no CGI, de grande qualidade, mas ainda assim obviamente falso. O filme tem imensa acção e as lutas são excelentes, ainda que obviamente coreografadas e empoladas. A cinematografia é bem nítida, tem cores vibrantes e magnificamente bonitas. O filme aposta bastante em adereços de qualidade, bons cenários e figurinos, além de uma boa banda sonora.
Em 16 Jul 2022
Autor: tmdb34195587
**Homem de Ferro 2 uma sequência divertida que mantém o espírito do seu antecessor**
Homem de Ferro 2 é um filme divertido, com boas cenas de ação combinadas com o carisma de Robert Downey Jr. no papel principal, garantem bons momentos. Mas peca ao apresentar uma trama simples que se perde em detalhes desnecessários. Apesar das falhas, o filme ainda agrada aos fãs do gênero e oferece um entretenimento satisfatório dentro do Universo Cinematográfico da Marvel.
Em 23 May 2023