Autor: Pedro Quintão
Vi "The Watchers" sem qualquer expectativa e gostei bastante. O filme conseguiu captar a minha atenção até ao fim, mantendo um nível de mistério que é raro encontrar e que eu tanto aprecio. O argumento está carregado de surpresas e reviravoltas interessantes, mesmo que eu sinta que faltou um pouco de desenvolvimento em torno dessas reviravoltas e de outros elementos narrativos, deixando alguns detalhes por explicar.
Dakota Fanning brilha no papel principal, marcando um regresso muito aguardado ao grande ecrã. O restante elenco também desempenha bem os seus papéis, dando vida a personagens cujos traços de personalidade se vão tornando mais evidentes conforme a ação progride e acabam por complementar a história de forma coesa.
A atmosfera é bastante envolvente, graças à excelente cinematografia, edição sonora e à realização de Ishana Night Shyamalan, que demonstra estar no bom caminho para seguir os passos do seu pai, M. Night Shyamalan.
Embora não seja o thriller da minha vida, "The Watchers" é um trabalho sólido que entrega o que promete. Mesmo com algumas justificações pouco convincentes na narrativa, vale a pena ver. Fico perplexo com o ódio dos críticos norte-americanos (no momento em que escrevo esta frase, conta com 28% de críticas positivas no Rotten Tomatoes). Talvez isso se deva à ausência de uma mensagem ou crítica social/ambientalista, algo que, infelizmente, se parece ter tornado obrigatório para os críticos norte-americanos apreciarem um filme.
Em suma, achei "The Watchers" um thriller envolvente e bem executado, que peca apenas por não justificar totalmente as suas reviravoltas e deixar alguns elementos narrativo sem uma explicação convincente. É um filme que merece ser visto, especialmente para aqueles que apreciam um bom mistério.
Em 07 Jun 2024