Autor: Filipe Manuel Neto
**Um filme familiar mais sombrio e sério do que a maioria.**
Este filme familiar baseia-se na forma como um cão afecta, toca e se torna uma presença indispensável na vida de uma família. De facto, o filme é muito bonito e contém uma mensagem carinhosa acerca da importância dos animais nas nossas vidas. Isso basta para tornar o filme atraente para os amantes do género, mas quem não tiver uma particular apetência por filmes familiares vai, provavelmente, achá-lo demasiado açucarado ou, no mínimo, entediante.
Owen Wilson e Jennifer Aniston são ambos competentes nos dois papeis principais humanos (o cão é a personagem central do filme, como é evidente). Achei a química romântica dos dois actores boa e convicente, mas o trabalho desenvolvido por eles pareceu-me um pouco morno, bom apenas para o tipo de filme que é. Apesar de tudo, e de ser nitidamente um filme cómico, aborda temas muito sérios como as relações familiares entre casal, entre pais e filhos, a depressão pós-parto, a dor da perda e o luto. Estas temáticas não só tornam o filme mais sério do que um filme familiar comum como têm sido razão suficiente para alguns pais preferirem não o exibir aos seus filhos.
Pessoalmente, gostei do filme, mas está longe de ser o meu favorito no que diz respeito a filmes familiares. De facto, é mais sombrio do que a maioria, mas isso não me parece um impedimento para que os jovens (não as crianças mais pequenas, mas aquelas que possuam alguma maturidade para entender as coisas como elas são) o possam ver e entender as mensagens que ele passa.
Em 17 Jun 2019