Autor: Filipe Manuel Neto
**A mesma trama de "Close Shave", noutra embalagem.**
Esta é a quarta curta de animação das personagens Wallace e Gromit, da Aardman Studios, um estúdio britânico especializado na animação stop-motion. Desta vez, toda a trama irá girar em torno de um mistério envolvendo a morte de vários padeiros. À medida que Wallace, que acabou de abrir uma padaria, se envolve com uma mulher misteriosa e que não parece digna de confiança, Gromit começa a desconfiar e a ter razões para temer pela vida do seu dono.
Mais uma vez, a Aardman mostrou que sabe, como ninguém, fazer stop-motion. É uma técnica muito trabalhosa e difícil, mas que eles dominam como ninguém na indústria do cinema hoje em dia, na minha opinião. Curta após curta, filme após filme, os detalhes técnicos da animação ganham realismo e credibilidade, permitindo incursões cada vez mais ousadas em territórios até então inexplorados, como as cenas de acção.
Infelizmente, o roteiro deixa muito a desejar. Começa bem, com um mistério que nos lembra a tradição, muito britânica, das histórias policiais, mas acaba copiando e mastigando o enredo usado anteriormente para "Close Shave": novamente, Wallace se apaixona pela potencial vilã, fazendo papel de idiota o filme todo e deixando Gromit sozinho para resolver tudo. Isto não é perdoável, é um problema grave que prejudica muito o filme e é uma pena que tenha acontecido. Penso que se tivesse existido uma aposta séria na criação de um roteiro novo e interessante, o filme teria sido muito melhor.
Em 29 Nov 2018