Autor: Filipe Manuel Neto
**Um filme positivo, apesar das várias falhas.**
Este filme é o último da "segunda trilogia" da saga "Star Wars" e mostra o percurso e transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader, ao trair a confiança e a amizade de todos os que o conheceram. Dirigido e escrito por George Lucas, conta com a participação de Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Christopher Lee, Samuel L. Jackson e Ian McDiarmid, entre outros actores.
Este filme faz directamente a ponte entre esta trilogia mais recente e o filme inicial. E nota-se que Lucas fez um esforço suplementar, ao escrever o roteiro, para que essa continuidade fosse plenamente alcançada. Conseguiu-o de modo satisfatório e credível. Porém, acredito que é difícil tecer comparações entre os filmes de ambas as trilogias. Se a mais recente tem os modernos efeitos de computorização a seu favor, a mais antiga teve, sem dúvida, personagens mais bem construídas, melhor roteiro e algum realismo adicional.
A performance dos actores, neste filme, não foi muito boa, e talvez este seja dos piores aspectos do filme. Eu, pelo menos, esperava mais do elenco, que parece só estar à espera que tudo aquilo acabe. Natalie Portman, por exemplo, que vinha sendo uma das actrizes que vinha cumprindo com o que tinha de fazer, parece estar tão mal e tão entediado como o par romântico, Hayden Christensen, cuja selecção para a trilogia foi, acredito, um erro de casting. Por outro lado, Ian McDiarmid soube surpreender e deu à sua personagem uma enorme dose de crueldade e frieza, capaz de arrepiar a pele de qualquer espectador. Os efeitos visuais, especiais e sonoros foram bons, apenas parecem ser um pouco irrealistas demais. E assim, Star Wars terminou a sua segunda trilogia de maneira minimamente positiva.
Em 23 Feb 2018