Autor: Filipe Manuel Neto
**A Disney conseguiu aprender com os erros do primeiro filme e dar-nos um trabalho melhor.**
Este filme é a previsível sequela de “Planes”, um filme de animação que a Disney lançou, mas que não era tão bom quanto se esperaria, e se desejaria. Curiosamente, acabei por achar que é melhor do que o filme precedente, sinal de que o estúdio, pelo menos, tomou nota de alguns dos erros cometidos. O roteiro começa bastante bem, com o avião protagonista a não conseguir competir em corridas devido a uma grave avaria. O desenrolar dos acontecimentos acaba por lhe abrir a porta para a solução: tornar-se num avião de combate a incêndios.
O filme tem uma coisa que faltou, imenso, no seu predecessor: coração. É um filme com muito mais sentimento, mais emoções e mais beleza. Não há tanta aventura, mas há igualmente mais sensação de perigo e de risco, com os aviões a combater incêndios e a arriscarem-se para salvar outras vidas, numa bela homenagem ao trabalho dos bombeiros e dos aviadores que fazem isso na vida real. Há, contudo, uma fraqueza que o roteiro não consegue disfarçar: a previsibilidade da história, que funciona, mas que não tem rigorosamente nada de novo ou de inovador.
A qualidade das animações e dos gráficos continua bastante elevada, com a Disney a mostrar o seu elevado conhecimento e capacidade no campo da animação digital. É um filme visualmente realista e, apesar de haver mais tensão e perigo, é igualmente um filme mais estável, onde não temos a imagem tão agitada como tínhamos no primeiro filme. A edição e a duração continuam a ser bastante agradáveis e adequadas ao filme que é, e a banda sonora é mais eficaz e elegante do que no primeiro filme.
O filme conta com uma boa equipa de actores de voz que emprestam as suas vozes às diversas personagens animadas que vão surgindo. Dane Cook volta para novamente dar voz a Dusty, o que continua a fazer de modo impecável; Ed Harris, com uma voz densa e forte, ficou perfeito na personagem de Blade Ranger. Também gostei das contribuições de Julie Bowen, Teri Hatcher, Wes Studi, Hal Holbrook e Stacy Keach.
Em 17 Dec 2022