Autor: Filipe Manuel Neto
**Tenso e envolvente, mas cheio de problemas.**
Este filme de acção baseia-se numa ameaça contra um avião onde viaja um polícia aéreo, que está encarregado de proteger o voo. É muito parecido a muitos outros filmes de terroristas e de piratas do ar, mas ainda assim entretém razoavelmente bem se nos dispusermos a isso.
Liam Neeson é um excelente actor e tem um talento especial para filmes de acção ou thriller. É o forte dele enquanto actor e ele faz este filme com facilidade. A personagem não trouxe ao actor nenhum tipo de desafio, e o actor suporta bem o peso de todo o filme. Julianne Moore também aparece, mas teve muito pouco que fazer para além de circular pelo avião e manter alguns diálogos mais tensos com Neeson. O mesmo se pode dizer de Linus Roache, Michelle Dockery e muito especialmente de Lupita Nyong'o, que é rebaixada a um cameo.
Tenso e envolvente, o filme consegue, ainda assim, criar ambiente e construir-se em torno disso. A cinematografia é bastante boa e colabora muito bem para esse efeito, tal como os raros mas eficazes efeitos especiais e de som. A banda sonora é eficaz, mas confesso que não me ficou no ouvido. O final do filme foi bastante criticado às vezes, mas eu penso que não era possível fazê-lo de outra maneira. Poderia, contudo, ter sido repensado em vários pontos onde soa bastante mal, como os diálogos e algumas situações: por exemplo, como seria possível um avião numa situação daquelas aterrar num aeroporto que nem espuma colocou na pista?
Apesar de ter várias falhas e de ir perdendo qualidades à medida que se desenrola, é um filme que ainda se mostrou capaz de entreter e envolver na maior parte do tempo.
Em 03 May 2020