Autor: Filipe Manuel Neto
**Interessante, rápido e intenso, não dá tempo para pensar.**
Não é a primeira vez que Angelina Jolie dá vida a uma espia… ela fez isso muito bem em *Mr. And Mrs. Smith*. Aqui, ela volta e em boa forma, com um bom trabalho, mas já não é tão jovem nem tão bonita como era.
O roteiro é simples mas intrigante: Evelyn Salt, uma agente da CIA muito respeitada, é acusada por um desertor russo de ser uma agente infiltrada russa, treinada desde criança para ser uma cidadã americana convincente até ser hora de agir. Enquanto tenta proteger o seu marido de uma acção dos seus colegas de agência, Salt vai ter de fugir para tentar também limpar o seu nome e descobrir a verdade. É um roteiro bom e desenvolve-se muito bem, mas muito dentro daquilo que nós podemos estar à espera num filme de espiões. Na verdade, já vimos filmes parecidos antes.
O elenco é, como eu já mencionei, liderado por Angelina Jolie. É uma actriz que já não é nova, e até pode parecer velha para o papel dela aqui. Mas ela é muito boa no que faz, tem carisma e presença. De qualquer modo, penso que este filme nunca vai fazer parte dos dez melhores da carreira dela, ela parece muito desinspirada aqui. Os restantes actores fazem o que têm de fazer para dar apoio à actriz: Liev Schreiber foi muito bom e tentou surpreender; Chiwetel Ejiofor é bom mas tem pouco para fazer além de ser um contraponto directo à personagem de Schreiber; Daniel Olbrychski não tinha material para mais.
Tecnicamente, o filme é nitidamente bom. O que eu mais destaco é o ritmo rápido, que ajuda a manter o nosso interesse. Tudo acontece de uma forma bastante rápida. Sem isso, e sem as excelentes cenas de acção que aparecem um pouco por todo o filme, o nosso interesse ia de certeza perder-se antes do meio. O ritmo também ajuda a atenuar as falhas de credibilidade da história contada, na medida em que estamos tão atentos a tudo o que acontece que não nos questionamos sobre a lógica de tudo isso. Uma jogada inteligente. A adicionar, temos uma boa cinematografia, com cenas muito bem filmadas e um ambiente de tensão leve que ajuda nas cenas de acção e torna o filme divertido de ver sem o tornar demasiado intenso, como um thriller.
Divertido, rápido, carregado de acção e com uma história intrigante por trás, é um filme que vai fazer o público colar-se à tela até ao fim, ainda que possa provavelmente não ter vontade de repetir a dose depois de perceber as várias falhas de que ele padece.
Em 23 May 2020