Autor: Filipe Manuel Neto
**Típico filme para a TV**
Este filme é, basicamente, a caça que o MI-5 (serviço de inteligência britânico especializado em segurança interna) promove a um temível terrorista que lhes escapa por entre os dedos. As suspeitas de que há um traidor dentro do MI-5 levam dois operacionais a agir à revelia das normas e das ordens para o capturar e salvar o serviço.
De todos, o MI-5 é uma espécie de primo modesto dos serviços de inteligência britânicos, na medida em que é bem menos conhecido e mediático que o vizinho MI-6. Porém, o filme, que me fez lembrar nalgumas coisas um comum filme 007 (por exemplo, na inserção de créditos iniciais e em algumas cenas de acção e de luta), é agradável de ver, embora não seja muito bom. Só agora, ao me documentar para fazer esta crítica, é que percebi que este filme é fruto de uma série televisiva britânica e que muitas personagens que assistimos aqui nasceram nela. Porém, ao ver o filme, eu percebi claramente que era um filme mais pensado para a TV do que para o grande ecrã.
O roteiro é simplista e directo, a cinematografia é vulgar, a banda sonora é pouco interessante e há muitos momentos mortos e uma dose razoável de previsibilidade. Não conheço nenhum dos actores mas acho que estiveram à altura, o que não é surpreendente se de facto já faziam aquelas personagens anteriormente.
Não sendo, nem de perto, brilhante, este filme não é assim tão mau e entretém bem o nosso tempo. Porém, não me suscitou vontade de ir ver a série que lhe deu origem.
Em 30 Jun 2019