Autor: Marte
Comecei a assistir Little Forest: Summer/Spring sem a menor pretensão de que fosse um filme tão bom. **É.**
Se você acha tudo envolvendo campo, vida bucólica, trabalho agrícola, vila, etc. um saco, você vai achar esse filme um saco. Se você é fã de cenários que tiram o fôlego, comidas que dá para cheirar pelo filme, e uma história não-linear que mesmo assim é bem íntima, você vai adorar.
Esse filme segue a vida de Ichiko após voltar de uma tentativa frustrada na cidade para sua casa na vila de Komori, onde encara os fantasmas que tentou deixar para trás. O filme não romantiza a vida no campo, há muitas dificuldades mostradas, mas ao mesmo tempo não vilaniza e até embeleza certas partes. A(s) comida(s) é(são) o personagem principal desse filme, mais que Ichiko. Como contar uma história altamente afetiva por meio da culinária típica de um local? Essa é a cultura de uma parte específica do Japão, na região de Tohoka, e isso nenhum sushi com cream cheese no seu delivery vai te mostrar.
Eu amei cada parte desse filme, e sou uma pessoa mais feliz depois de assistir a ele (e à sua continuação também). Um filme bonito por si próprio, não precisa de uma história muito elaborada por trás para arrancar suspiros. Recomendo para quem gosta de coisas bonitas só pelo prazer de serem bonitas. E também para quem curte imersão em culturas que desconhece.
Em 04 Jul 2024