Autor: Filipe Manuel Neto
**O melhor filme de Van Damme, para mim.**
Apanhei este filme por acaso, bem no começo, e fiquei a ver. Gostei do estilo, do ambiente, e o facto é que o filme mostrou ser muito bom. O filme começa quando um lutador de boxe, que deveria perder uma luta, decide não cumprir com o acordado, prejudicando uns mafiosos, que vão atrás dele para o matar. De modo a fugir e esconder-se, alista-se na Legião Estrangeira e vai para Marrocos, onde terá de sobreviver a uma comissão em tempos de guerra.
Jean Claude Van Damme surpreendeu-me deveras com este seu trabalho, totalmente por fora daquilo a que nos habituou. Eu nem sequer gosto muito deste actor, e gostei imenso de o ver a trabalhar neste filme! É, para mim, o melhor filme da carreira de Van Damme até à data, e uma excelente prova de que ele pode fazer melhor, e diferente, quando quer. Também gostei de ver Nicholas Farrell, Steven Berkoff, Jim Carter e Daniel Caltagirone.
O roteiro não é complicado e também não tem nada de original, mas funciona muito bem e dá-nos uma boa história, que nunca se parece com uma mera desculpa para enviar a personagem para combater em Marrocos. É um bom filme de acção, um filme que se leva a sério e que faz os possíveis para ser levado a sério pelo público. Há um bom conjunto de cenários, excelentes figurinos, um esforço legítimo e sério para recriar a época histórica com alguma exactidão. Os locais de filmagem também foram meticulosamente seleccionados e são magníficos, algo a que a cinematografia não é estranha. De facto, o filme tem magnificas cores e foi bem filmado. Em complemento a tudo isto, vale a pena ouvir a banda sonora, onde a melodia “Mon Legionaire” se destaca claramente.
Em 25 Apr 2023