Autor: Victorsagds.png
_É um filme sobre a juventude e para a juventude - que também agrada os mais velhos, é claro! Trata-se da descoberta da sexualidade por um adolescente pouco iniciado no assunto. Invertendo a ideia clássica dos filmes teens "garoto conhece garota", a sedutora é uma mulher mais velha, o que dá tração para muitos fetiches._
Em 02 Dec 2022
Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom exemplo de um filme extremamente marcante na sua época, mas que hoje não tem grande relevância.**
Este filme é considerado por alguns como um dos melhores que o cinema americano nos deu. Também é o filme que catapultou para a fama o discreto Dustin Hoffman, um dos actores mais regulares e sólidos da sua geração, com um trabalho extenso e créditos bem firmados. Não há dúvidas que ele fez por merecer o estatuto, neste e noutros filmes que se seguiram. Porém, considerar este filme como um dos melhores já feitos nos EUA não me parece justo: o filme é satisfatório, foi um enorme sucesso na época e teve impacto na cultura popular, mas envelheceu mal e hoje não parece mais do que um trabalho menor.
O roteiro é, talvez, o ponto-chave para entender o filme: um triângulo amoroso entre um jovem inexperiente com mulheres, uma mulher mais velha e sedutora e a sua jovem filha, por quem ele se apaixona. Lançado em 1967, no embalo da Revolução Sexual e de uma contestação crescente aos valores e à moral da sociedade, é um filme com forte enfoque na sexualidade das personagens e que põe a mulher num papel de sedutora perante uma figura masculina imberbe, atrapalhada e oposta a qualquer noção de galã convencional. As evocações sexuais são discretas aos nossos olhos – estamos demasiado habituados a filmes de conteúdo sexual explícito – mas o bastante para chocar e entusiasmar as pessoas naquela época e dar ao filme um enorme sucesso nas bilheteiras.
Porém, vamos ser sinceros: observando o filme hoje, com imparcialidade, é esquecível. Compreendo o impacto que teve e a forma como foi encarado, mas envelheceu mal e parece um tanto datado, desinteressante e convencional. Por outro lado, há uma enorme falta de moral na história, um niilismo implícito que só é rebatido quando a personagem de Hoffman luta pelo amor, encontrando aí um sentido que vai além da simples atracção carnal, ainda que a história entre estas duas personagens pareça totalmente inacreditável.
Tecnicamente, o filme não tem nada de especial, e assume um aspecto convencional à medida que aposta todas as fichas na história contada e no desempenho do elenco. Só há um cuidado adicional nalguns detalhes, como na excelente banda sonora, com músicas de Simon & Garfunkel, feitas de propósito para o filme e que hoje são conhecidas até por quem nunca o viu. Dustin Hoffman mereceu toda a atenção que teve: o actor carregou o filme às costas e aproveitou sabiamente a ocasião para alavancar a carreira. Porém, é o único actor interessante no filme. Anne Bancroft cumpre com o que se exige dela, mas não vai além disso e Katherine Ross não é bem aproveitada.
Em 28 Oct 2023