Autor: Filipe Manuel Neto
**Um interessante filme sci-fi de mistério.**
Este filme é um interessante sci-fi de mistério que gira em torno de um pequeno grupo de adolescentes com paixão pelo cinema. Eles têm um projecto comum para um filme, mas acabam por ser testemunhas de um grande desastre ferroviário enquanto filmavam. É logo muito claro que o acidente se reveste de contornos muito invulgares, e que o interesse dos militares no acontecido está longe de ser normal. Ambientado no fim dos anos Setenta, uma década marcante para o sci-fi graças ao fascínio dos alienígenas e da tecnologia em geral, é um filme de contornos familiares onde o mistério é bem utilizado.
O filme é habilmente dirigido por J.J. Abrams, e apresenta uma boa história, com os jovens a tomarem a dianteira e reterem o protagonismo. O filme esforça-se por fazer um retracto dos adolescentes, da forma como se relacionam e até do ambiente familiar, e das relações entre famílias, importantes para uma comunidade muito pequena como esta cidadezinha. Não me parece que o sentimentalismo seja mau, acho que na medida certa traz profundidade para o filme.
Elle Fanning e Joel Courtney são os principais actores do filme, que dá muita margem para os actores jovens mostrarem o que valem, e estes dois jovens decididamente fizeram um bom trabalho aqui. Riley Griffiths é bom, mas não é tão bom. No elenco adulto, Kyle Chandler e Ron Eldard merecem uma menção especialmente positiva, este último actor dando vida a uma personagem bastante antipática para o público.
Tecnicamente, o filme aposta muito no ambiente, na criação de tensão. Não é aquele tipo de filme carregado de efeitos estrondosos, mas aquele onde importa mais o que é sugerido do que o que vemos. Sinceramente, acho que é mais interessante que a maioria dos filmes sci-fi de grande orçamento, que basicamente são rodados em cima da tela verde. Isso não significa que ela não foi usada neste filme ou que não há efeitos: o filme tem bons efeitos especiais e visuais, um CGI competente e bom som, mas sabe usar esses recursos sem exageros. A boa banda sonora também merece uma referência.
Em 09 May 2020