Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma boa adição à longa lista de filmes do Homem Aranha.**
Ainda não vi "Avengers: Endgame", mas após alguma leitura percebi que este filme funciona quase como uma sequela, relatando eventos posteriores a esse filme. O roteiro é bastante simples: após ter feito parte da equipa dos Vingadores, Peter Parker tenta voltar a ter uma vida minimamente normal e fazer uma viagem pela Europa com os seus colegas de liceu. Mas o surgir de novas ameaças ao mundo vai frustrar os planos de férias do Homem-Aranha e, ao mesmo tempo, colocar à prova a confiança que o falecido Tony Stark depositava nele.
O filme continua a ser protagonizado por Tom Holland no papel do Homem-Aranha. Ele progrediu bastante de um filme para o outro e, aqui, apresenta-se muito mais sólido e talhado para a personagem. Jake Gyllenhaal deu vida ao vilão de uma forma impecável e Samuel L. Jackson faz uma performance sem falhas também. Zendaya foi discreta mas competente, encabeçando o elenco mais jovem. A única crítica negativa que lhe faço é o facto de ela não ter conseguido uma química particularmente boa com Holland.
O filme mantém o espírito adolescente e ligeiro que sentimos em "Homem-Aranha: Regresso a Casa" mas a qualidade da trama e da história contada pareceram-me melhores. Senti que este filme tem mais facilidade em cativar e prender a nossa atenção. A comédia, por sua vez, também foi muito mais bem conseguida e não transforma o Homem-Aranha num garoto tonto dentro de um fato, como aconteceu em "Regresso a Casa". As cenas de acção sucedem-se e agradarão facilmente aos fãs, e os efeitos visuais, especiais e CGI de última geração vão certamente impressionar o público.
Em 01 Feb 2020