Autor: Pedro Quintão
"Deadpool & Wolverine" representa um novo marco no Universo Cinematográfico da Marvel, sendo a primeira obra explicitamente destinada ao público adulto. Este filme parece ser uma carta de amor para os fãs nostálgicos, especialmente aqueles que cresceram com os filmes da Fox antes do surgimento do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), pois traz o regresso de algumas personagens especiais da FOX, inclusive o Wolverine de Hugh Jackman.
A química de Deadpool e Wolverine é, sem dúvida, um dos pontos altos do filme, trazendo uma dinâmica vibrante e cheia de humor negro com espaço para uma infinidade de piadas nesta relação de amor-ódio.
O filme não entrega propriamente uma viagem pelo multiverso da Marvel, na verdade, é mais uma carta de amor e de despedida para o universo dos super-heróis da FOX. É uma obra recheada de referências, "fan service" e de muita nostalgia, que fará qualquer fã ser levado ao êxtase.
Além disso, mesmo sobre a alçada da Marvel Studios / Disney, esta produção não tem medo de arriscar no humor negro e na violência gráfica que são marcas registadas de Deadpool. Na minha opinião, ainda é mais exagerado nestes campos do que os seus antecessores, começando logo por uma das melhores cenas de abertura que vi num filme de super-heróis.
**(SPOILERS A SEGUIR)**
Um dos aspetos mais cativantes do filme é a inclusão de diversas participações especiais. Falhou em oferecer-nos a presença de figuras icónicas dos X-Men, mas ganhou ao oferecer-nos outras participações inesperadas como o Tocha Humana de "Quarteto Fantástico", Elektra, Blade e Gambit.
**(FIM DOS SPOILERS)**
Apesar das suas muitas virtudes e de levar-nos numa viagem intensa, "Deadpool & Wolverine" não está isento de críticas. A narrativa, embora divertida, não explora totalmente o conceito do multiverso devidamente, além de existirem algumas incongruências temporais que não fazem qualquer sentido se pensarmos na cronologia dos acontecimentos observados nos filmes da Marvel Studios ou em "Logan" (2017).
Em suma, "Deadpool & Wolverine" é um filme que promete e cumpre em termos de diversão e nostalgia. Só veio comprovar a necessidade da Marvel Studios em arriscar e explorar narrativas mais ousadas e destinadas a um público adulto, algo que este filme fez na sua perfeição e nos trouxe uma abordagem refrescante e necessária no panorama atual de filmes de super-heróis. É uma experiência cinematográfica que, mesmo não sendo perfeita, oferece uma bela carta de amor ao passado e nos deixa com esperança para o futuro do universo Marvel.
Em 28 Jul 2024