Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom melodrama.**
Este filme centra-se na trágica viagem do navio de luxo britânico RMS Titanic, que afundou no Atlântico Norte. Dirigido e escrito por James Cameron, possui Leonardo DiCaprio e Kate Winslet nos papéis principais. A banda sonora, uma das mais emblemáticas do cinema, é de James Horner.
O Titanic sempre será o ícone da época dourada do transporte marítimo de passageiros. O maior dos navios a vapor, o mais luxuoso dos navios de luxo, era o maior navio do mundo na época e dizia-se que era inafundável. Infelizmente, tudo o que é feito de ferro pode afundar. A negligência do responsável pelo navio, que ignorou todos os avisos de gelo e nunca o preparou com botes salva-vidas suficientes para todas as pessoas a bordo, levou a uma tragédia enorme e evitável. No meio de tudo, temos o amor improvável entre Rose, uma menina rica mas rebelde, e Jack, um jovem que cresceu nas ruas e quer ir para a América tentar a sorte no sonho americano. É o cliché clássico "menina rica ama menino pobre" ou, neste caso, "aventureiro, ansioso para fazer fortuna, ama menina rica e entediada que quer sentir emoções fortes". A sua história é semelhante a muitas outras e, além de nunca ser credível, torna-se rapidamente previsível e dá voz às ideias preconcebidas de Cameron, mostrando as "barreiras" sociais ricos/pobres (simbolizadas no filme por grades entre as classes de navio) como se fossem divisões entre o bem e o mal. O mundo não é tão simples, tão escuro e cinza, e divisões como essa ainda existem hoje, embora de outras maneiras.
A escolha dos dois principais actores foi excelente. Embora ainda jovens e pouco conhecidos, eles tornaram-se estrelas com todo o mérito. DiCaprio foi o rosto bonito dos sonhos secretos do mulherio durante muito tempo por culpa deste filme, e até sentiu necessidade de abraçar personagens radicalmente diferentes para não ficar colado à imagem de galã e poder diversificar a carreira. Na verdade, ele é um actor talentoso tal como Kate, e ambos trabalharam bem nas cenas românticas. O filme contém ainda cenas deslumbrantes do navio, cujos interiores foram cuidadosamente recriados e depois destruídos nas cenas do naufrágio. Os detalhes são excelentes e ficaram na memória colectiva pela qualidade que foi alcançada. Os efeitos especiais e sonoros também são excelentes.
Em 18 Mar 2018