Autor: Filipe Manuel Neto
**Um filme forte sobre realidades dramáticas.**
Normalmente, o cinema brasileiro é forte na comédia mas bastante infeliz nos filmes dramáticos. Porém, este é diferente. A maior parte da acção acontece numa das maiores e mais perigosas "favelas" do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus, onde moram os mais pobres, no meio da mais absoluta miséria. As pessoas vivem lado a lado com o crime, sabendo que pode ser o último dia das suas vidas. Por isso, acabam naturalmente marginalizadas pela sociedade, tendo poucas oportunidades de subir na vida. Isso não é só visível no filme mas também na realidade. O filme usa a realidade para encenar uma história em que dois jovens tomam diferentes trajectórias de vida: um torna-se fotógrafo e outro um traficante de droga. Uma história de ficção, mas que é muito parecida com a vida de imensos jovens que vivem naquele lugar. E essa é a grande vantagem deste filme, profundamente chocante: sabemos que é ficção, mas podia ser verdade.
A maioria dos actores não tem experiência de palco e são desconhecidos do público mas acabaram famosos no Brasil, tendo trabalhado de forma convincente e credível. O filme tem cenas de violência, mas é um tipo de violência sem a americano, muito parecido com o que podemos ver nas ruas do Brasil. A forma como o filme foi filmado e editado lembra um pouco o filme "Tudo Bons Rapazes", num estilo inspirado em Scorcese.
É um filme poderoso e algo chocante sobre uma dolorosa realidade social, que os brasileiros deveriam pensar em resolver.
Em 26 Jun 2018