Autor: Alexandria Secular
Dirigido e escrito por Robert Eggers que tem em seu currículo filmes como, A Bruxa, O Farol e que também vai dirigir o remake de Nosferatu, essa semana estreia nos cinemas brasileiros “Homem do Norte”
No Homem do Norte somos apresentados a Amleth (Alexander Skarsgård) um jovem Viking que aguarda ansiosamente por seu pai, King Aurvandil (Ethan Hawke) que retorna de uma longa batalha, após Aurvandil rever sua família ele decide iniciar os ensinamentos de Amleth como jovem guerreiro, logo após isso ainda criança Amleth perde seu pai de forma brutal sendo obrigado a presenciar tudo, sua vila e saqueada e destruída, dado como morto Amleth foge prometendo vingança, e é aí que o filme começa.
O visual e a estética vão impressionar logo de início, os costumes e a mitologia Vikings são muito bem representados com uma trilha sonora que se encaixa muito bem em cada cena onde está presente, sua sequência inicial me fez lembrar algumas cutscenes de Assassin's Creed Valhalla, são belas, brutais e bem executadas.
Anos mais tarde, já adulto, Amleth se mostra ser um guerreiro completamente impiedoso, o filme retrata isso muito bem em sua primeira sequência de combate com Amleth que por sinal é muito bem filmada.
O filme é dividido em atos que desenvolvem muito bem o personagem de Amleth, em sua segunda parte, a brutalidade dos combates se intensificam, são cenas realmente fortes e que podem causar desconforto em telespectadores mais sensíveis, entretanto o filme não se trata apenas de brutalidade, o enredo tem um ritmo bom e se desenvolve muito bem.
Em sua sequência abordando como os guerreiros se sentiam antes das grandes batalhas, como animais prontos para trucidar qualquer coisa em seu caminho, combina exatamente com os textos históricos que relatam esses rituais, e novamente é muito bem executada.
O filme tem paisagens belíssimas, a fotografia se destaca, a paleta de cores preenchem a tela com tons fortes e acinzentados que por sua vez criam um contraste muito bonito.
A história é construída em cima do seu personagem principal, porém isso muda um pouco e dá espaço a personagens também interessantes como o da Olga (Anya Taylor-Joy), isso é bom porque destrói o conceito de obviedade que o filme constrói levando a história para um rumo completamente inesperado.
A partir do quarto ato o filme se torna mais interessante e repleto de misticismo, aqui (Amleth) se torna mais sombrio na sua busca por vingança, porém depois deste ato o filme apesar de manter a estética parece cair um pouco em ritmo, também confesso que a batalha final poderia ter sido melhor adaptada ao cenário, acredito que o diretor poderia aproveitar melhor o plano de fundo proporcionando uma batalha ainda mais épica, porém acabei achando essa sequência um pouco fraca, isso não é um problema, é apenas uma escolha pessoal minha, possa ser que você goste e não veja nenhum tipo de problema nessa sequência.
Homem do Norte se inicia muito bem e vai conseguir prender sua atenção durante grande parte, houve momentos que realmente não tirava os olhos da tela diante de cenas brutais e paisagem de tirar o fôlego, o elenco conta ainda como Nicole Kidman e Willem Dafoe que também fazem uma excelente atuação.
O filme é uma jornada incrível repleta de brutalidade e misticismo, a atuação de Alexander Skarsgård é realmente excelente, prepare-se para entrar nos costumes Vikings como nunca visto antes, não é exagero dizer que esse é um dos melhores filmes do seu gênero e sobre a cultura Viking.
Em 13 May 2022
Autor: tmdb34195587
Por mais que este seja o trabalho menos autoral de Robert Eggers, ele ainda consegue um filme épico. Com uma ótima fotografia, ótimas atuações e um roteiro redondinho e coerente, tudo isso aliado à direção, que se destacada muito, trazendo brutalidade e retratando bem a vida nórdica, resulta em um excelente filme, um dos melhores e mais surpreendentes de 2022.
Em 18 May 2022
Autor: Priscila Oliveira
Baseado na obra de Shakespeare, Hamlet, e na lenda viking de Amelth. No ano de 914, o príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) testemunha o brutal assassinato de seu pai, Horvendill (Ethan Hawke) por seu tio, Fjölnir (Claes Bang). O menino foge mas jura que voltará para vingar seu pai, salvar sua mãe e matar seu tio. Vinte anos depois conhece uma vidente que o lembra que é chegada a hora de cumprir sua promessa.
Homem do Norte tem um ritmo lento e acredito que por esse motivo muitos não vão gostar, em geral tem uma trama simples, mas a forma como é apresentada é simplesmente genial. A fotografia e caracterização são belíssimas.
Enfim... Vale muito a vc pena assistir. É um filmaço!!!
Em 01 Apr 2023
Autor: Rosana Botafogo
An American action and drama film based on the medieval Scandinavian legend of Amleth, a direct inspiration for Shakespeare's character Prince Hamlet, a surprisingly attractive film, not only in technical terms with perfect effects and settings, but also in the script, which is attractive and enjoyable, playful, dramatic and realistic, bloody, with touches of terror, and well-constructed characters, making them charismatic, to contrast with the cold and dark photography... Very good...
After witnessing his father's murder at the hands of his uncle Fjölnir, and seeing his mother and kingdom taken by the killer, the young Prince Amleth runs away to return years later, as an adult, determined to seek justice.
Em 03 May 2025