Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma continuação honrosa.**
Depois do grande sucesso do primeiro filme era bastante previsível que fosse realizado outro que desse continuidade à história. Este filme começa precisamente onde o primeiro terminou, e segue os passos de Daniel e do seu mestre, Miyagi, numa viagem ao Sul do Japão, a terra natal deste último, para ver o seu pai moribundo e acertar contas com um homem que jurou matá-lo se voltasse a pisar solo japonês.
Tal como no primeiro filme, temos de novo Ralph Macchio no papel de Daniel e Pat Morita como mestre Miyagi. Ambos estiveram bastante bem e voltam a dar-nos tudo aquilo que apreciamos no primeiro filme. A diferença principal no trabalho de ambos os actores acaba por ser o maior protagonismo formal da personagem de Morita, que é o grande protagonista deste filme: toda a acção, e toda a história, se centra na figura de Miyagi, no se passado e na sua postura pacífica diante de uma situação na qual é forçado a combater. Claro, o filme tenta dar a Macchio igual relevância ao forçar uma inimizade entre a personagem dele e outra, criada para ser uma das antagonistas do filme, mas a situação soa forçada e artificial demais para ser realmente uma vantagem para a história. Aliás, mesmo o sub-enredo romântico entre Daniel e Kumiko, uma jovem japonesa interpretada por Tamlyn Tomita, não parece suficientemente credível, apesar do bom trabalho da actriz. Danny Kamekona não faz um trabalho mau, mas parece um pouco estereotipado, ao passo que Yuji Okumoto não faz mais do que ser odiável.
Tecnicamente, o filme é bastante correcto e procurar criar um ambiente japonês convincente, em que as casas, jardins, construções e outros elementos pareçam realmente com uma área rural do Japão. Filmado no Havai por conveniência da produção, o filme conseguiu realmente recriar bem esse ambiente e dar-nos um aroma das tradições japonesas através das roupas, das casas, dos cenários e de outros detalhes, como a cerimónia do chá e a dança. A cinematografia é bastante agradável e a banda sonora tem algumas canções muito boas, uma das quais tendo mesmo merecido uma indicação ao Óscar nesse ano.
Em 02 Jul 2022