Autor: Filipe Manuel Neto
**Um dos melhores filmes de submarinos.**
Até onde pode chegar um mal-entendido entre dois homens teimosos quando eles estão presos num espaço confinado? Este filme responde a essa pergunta dentro de um submarino nuclear americano quando um teimoso comandante veterano não se entende mais com o seu imediato, que é mais jovem e idealista. Para piorar as coisas, eles estão a enfrentar uma grande crise internacional que os força a um estado permanente de alerta, à espera de um ataque a qualquer momento.
Este thriller é inegavelmente bom e tem uma história que prende a nossa atenção e nos deixa atentos a toda a luta entre estes dois homens, de personalidade forte. Ambos estão certos nas suas ideias, então não podem e nem querem dialogar para apaziguamento. É uma luta que pode ter consequências impensáveis, já que o cerne da questão é o uso do arsenal de armas nucleares contidas no navio. A situação é obviamente dramática e o roteiro explora muito bem os medos da sociedade de hoje em relação ao poder nuclear.
Denzel Washington brilha no papel de Hunter e Gene Hackman, um veterano com décadas de bom trabalho, volta a mostrar o seu valor. Os cenários e os figurinos são excelentes, assim como os efeitos especiais e os efeitos sonoros. A meu ver, o ponto mais fraco do filme chega no final, onde os dois homens, que tão duramente se confrontaram ao longo do filme, acabam quase amigos. Isso não parece concordar com a personalidade teimosa e orgulhosa de nenhum deles e vai contra a lógica, por mais agradável que pareça, do final de um filme.
Em 13 Jun 2018