Autor: Filipe Manuel Neto
**Um thriller erótico competente e bem feito, mas que não traz grandes originalidades.**
Este filme foi uma agradável surpresa. Saiu em 1996, quando ainda estavam na moda os filmes dramáticos de forte conteúdo erótico. Talvez seja um dos últimos a ter conhecido algum sucesso, na verdade. Compreensivelmente, o filme manteve-se bastante vivo nos tempos áureos do VHS, creio que chegou a conhecer o DVD, mas foi gradualmente para o esquecimento onde actualmente repousa. É merecido? Talvez não, mas compreende-se até certo ponto: não é um filme excelente, mas será uma boa aposta para quem gostar de filmes de thrillers eróticos.
O roteiro baseia-se no caso lésbico de duas mulheres, que se envolvem torridamente e decidem fugir com uma grande fortuna em dinheiro da máfia, incriminando o namorado mafioso de uma delas. Este é um roteiro despido de qualquer tipo de originalidade e que só poderá surpreender pelo conteúdo lésbico e pela dose elevada de nudez, porque toda a violência, os palavrões, os diálogos fortes, as cenas rápidas, tudo isso são elementos que já todos nós esperávamos num filme deste tipo.
O trabalho dos directores é excelente e abriu-lhes as portas à franquia “Matrix”, com a qual viriam a consagrar-se antes de caírem de novo na obscuridade de onde raramente se conseguem levantar. Eles conseguiram inserir numa trama fortemente erótica muitas ‘nuances’ do cinema ‘noir’, incluindo a nível da estética e da iluminação de várias cenas, e os cenários, os figurinos, a cinematografia e a banda sonora são verdadeiramente bons.
As duas actrizes protagonistas são Gina Gershon e Jennifer Tilly. Nenhuma delas é uma grande actriz, cada uma delas tem tido os seus momentos de fulgor em filmes onde têm papéis de menor importância e creio que nunca passarão muito além disso. Então, o que elas fazem aqui é interessante porque ambas mostraram empenho e se entregaram muito ao projecto. Não significa que são extraordinariamente talentosas ou grandes actrizes. O facto é que conseguiram uma boa parceria em cena, têm uma química forte e credível e o filme constrói-se em cima disso de modo eficaz. Como actor, Joe Pantoliano é melhor e dá-nos a melhor interpretação do filme e vale a pena ver o actor a trabalhar com elas.
Em 15 Aug 2023