Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme sobre a América Colonial.**
Eu não sou um especialista em história dos EUA, mas acho que posso dizer que este filme, no que diz respeito à precisão histórica, é dos melhores que vi. Os uniformes, tácticas de combate, roupas, cenários, tudo se encaixa bem no tempo e no contexto histórico da época que o filme retrata, e isso é agradável para pessoas como eu, que gostam de ver um filme historicamente realista.
O roteiro é baseado num romance famoso de James Fenimore Cooper, embora não siga fielmente o livro. Isso pode ser bom para efeitos dramáticos mas inevitavelmente leva a escolhas e decisões que cada espectador pode julgar boas ou más. Eu, em particular, não vi nada que me chocasse.
O trabalho dos actores é bom, particularmente Daniel Day Lewis, no papel de um europeu que foi adoptado por um ancião moicano e cresceu na cultura nativa. Podemos ver aqui um dos trabalhos mais notáveis da carreira do actor que, de resto, lhe abriu portas a projectos onde brilhou ("Gangues de Nova York", "Haverá Sangue" etc.) Madeleine Stowe estava igualmente bem. Finalmente, e antes de acabar, uma nota de louvor para a banda sonora, de excelente qualidade.
Em 23 Aug 2018