Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme de animação em stop-motion.**
Este filme de animação para adultos e adolescentes concentra-se em Jack Skellington, o cidadão mais notável da Cidade do Dia das Bruxas, e na viagem inesperada que ele fez para a Cidade do Natal, onde descobre o espírito de Natal sem, no entanto, o entender. Dirigido e escrito por Tim Burton, apresenta as vozes de Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey e Glenn Shadix.
Este é um dos mais famosos filmes de animação em stop motion e até foi nomeado para o Óscar de Melhores Efeitos Visuais devido à qualidade da animação alcançada. Tim Burton tem talento, especialmente para filmes considerados estranhos ou fora de padrões. Terror ou temas de mistério são bastante visitados pelo director sob a forma de animações ("A Noiva Cadáver" é o exemplo mais marcante). Neste caso, aborda a celebração do Dia das Bruxas, um feriado popular nos países de língua inglesa, e que começou a ser observado também nos países latinos, timidamente, graças à importação pelos meios de comunicação de massa (nesses países, as pessoas celebram o Dia de Todos os Santos em vez do Dia das Bruxas).
O roteiro é muito bom, divertido e confronta directamente os dois feriados (Dia das Bruxas e Natal, claro está). As personagens são imaginativas e feitas com muito cuidado. As vozes foram muito bem na maior parte do tempo. Nota-se como Burton esteve envolvido no projecto. Muito meticuloso, procurou a maior perfeição possível no filme. Os cenários e efeitos visuais estavam ao mais alto nível, brincando com os objectos mais populares do Halloween e do Natal. A fotografia pode desagradar devido ao baixo contraste, mas acredito que foi o melhor que podia ser alcançado em 1993 e o filme, se fosse feito hoje, com tecnologia digital de filmagem e edição, teria sido visualmente diferente. A banda sonora, responsabilidade de Danny Elfman, é excelente. Ele também compôs todas as músicas que são cantadas no filme e, se algumas delas ficam no ouvido, outras são bastante comoventes, como as músicas interpretadas pela "boneca de pano" Sally.
Por todas estas razões, este filme é uma referência na animação contemporânea, e é adequado, em particular, para os amantes do dia mais assustador do ano.
Em 24 Feb 2018