Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma continuação honrosa.**
Este filme é uma sequela que saiu logo no ano seguinte à estreia do seu predecessor, fazendo o melhor aproveitamento do êxito de bilheteiras conseguido. Apesar de muitos poderem até não concordar comigo, acredito que conseguiu ombrear razoavelmente com o filme inicial, e ajudou a consolidar a franquia nascente e a dar-lhe popularidade, que a TV depois aproveitou.
O roteiro dá continuidade à história contada no primeiro filme, com os recém-formados agentes de polícia a assumirem a sua primeira e espinhosa missão: reforçar o contingente debilitado e desmoralizado de uma esquadra num bairro problemático, chefiada pelo irmão do Comandante da academia. Claro, um dos chefes está desejoso de ocupar o lugar dele, e vai fazer tudo o que puder para atrapalhar. O roteiro continua a não ser particularmente inspirado, e a demonstrar fragilidades diversas, porém faz o essencial e sustenta razoavelmente o filme. Não é, mesmo assim, tão eficaz nessa tarefa quanto o primeiro filme. Um ponto positivo: a nudez que vimos no filme inicial foi toda afastada aqui, tornando este filme razoavelmente mais adequado para o contexto familiar.
O elenco é quase todo herdado do filme anterior e as caras mais familiares e sólidas vão ser as que sustentarão o grosso da acção aqui. De novo, Steve Guttenberg volta a destacar-se e a ter um protagonismo inequívoco. Mesmo assim, Art Metrano consegue roubar a nossa atenção de cada vez que surge em cena, e ele é realmente engraçado e bom no que faz. David Graf, Bubba Smith, Lance Kinsey e, especialmente, Bob Goldthwait, são actores que merecem um louvor por um trabalho realmente bem executado. Gostei realmente de Goldthwait e da forma como deu à sua personagem um toque de loucura imprevisível. Marion Ramsey está numa posição mais discreta aqui, mas faz o que pode com o pouco que lhe foi dado. O filme tem bons cenários e figurinos, e a cinematografia é regular, mas funciona bem. A banda sonora volta a trazer o tema principal que já conhecemos, mas não apresenta mais nada que seja realmente interessante. O filme tem um ritmo muito bom e não é cansativo.
Em 20 Sep 2022