Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma história algo confusa num filme que se arrasta mais do que devia.**
Sinceramente, esperava algo mais deste filme. O roteiro baseia-se em premissas interessantes e tem tudo para criar um ambiente agradável de suspense, com toques romance e acção à mistura, mas a verdade é que senti que o filme não tem impulso ou profundidade, carecendo de impacto junto do público. É um demasiado leve, que assistimos sem pensar.
O roteiro é baseado num triângulo amoroso entre dois amigos de infância sendo que um deles, Mac, é um ex-traficante regenerado e o outro, Frescia, um agente da Divisão de Narcóticos. Os dois estão interessados por Jo Ann, a gerente de um restaurante italiano que eles frequentam. Mas o chefe da polícia está convencido de que Mac não está fora do negócio das drogas e que se prepara para receber a visita de um poderoso barão da droga para um grande negócio. Por isso, Frescia decide envolver Jo Ann e pedir-lhe para espiar Mac, ao mesmo tempo que tenta aproveitar a situação para a seduzir.
O filme baseia-se muito nos diálogos e na performance do elenco. E não há dúvidas de que os diálogos foram muito bem trabalhados. Os actores principais também são bons e deixam-nos um excelente trabalho de interpretação, particularmente Michelle Pfeiffer e Mel Gibson, que constroem uma química verdadeiramente invejável. Kurt Russell também é muito bom, ainda que não seja capaz de ombrear com os colegas, que quase o atiram para a penumbra. J.T. Walsh e Arliss Howard também ajudaram. No reverso da medalha, Raul Julia por pouco não deu vida a uma mera caricatura, dado que se limitou a seguir a lista de estereótipos acerca de barões das drogas latinos: histriónico, fala alto e grita muito, mostra ter gostos vistosos e exagera nas demonstrações de afectividade.
Tecnicamente, o filme tem uma excelente cinematografia e trabalho de filmagem, o que lhe valeu a única indicação para os Óscares. A influência dos filmes noir é bastante clara neste filme. O cenário fica completo ao considerarmos os efeitos regulares, os bons cenários e figurinos e uma banda sonora datada, pouco elegante e digna de ser deixada no esquecimento onde caiu.
Em 23 Aug 2020