Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma sequência honrosa onde o roteiro soa melhor, embora algum material cómico pareça já um pouco desgastado.**
Este é o quarto filme da prolífica franquia “Academia de Polícia”, que marcou visivelmente os anos 80 e 90, e que ainda hoje traz boas memórias a muita gente. Eu, por mim, posso dizer que foi uma das franquias cómicas que vi com agrado durante a minha infância e adolescência, e que ainda hoje revejo, de vez em quando.
Neste quarto filme, senti que a produção aprendeu com as falhas dos filmes anteriores, muito em especial no que diz concerne à escrita do roteiro. Se os filmes mais antigos tiveram nos seus roteiros fracos o maior problema a vencer, este filme responde com uma escrita mais cuidadosa e a criação de uma história mais lógica e capaz de sustentar toda a sorte de piadas e situações cómicas criadas depois. Em consequência disso, o filme sente-se mais como uma obra coesa de cinema. Todavia, é inegável que o material cómico apresentado começa a mostrar o desgaste e a não ser suficiente para nos fazer rir, ainda que o consiga fazer várias vezes.
Pela última vez, o filme reúne todos os nomes principais do elenco e equipa técnica dos filmes anteriores, sendo que a substituição de Jerry Parris por Jim Drake na cadeira da direcção quase não se percepciona: o novo director conseguiu, realmente, captar o espírito da franquia e dar-lhe um seguimento honroso. Steve Guttenberg despede-se da sua personagem, Mahoney, que viverá pela última vez, saindo pela porta grande com um trabalho bem feito. Michael Winslow e Bob Goldthwait também estiveram em excelente forma e parecem divertir-se bastante com as suas personagens, juntamente com o excelente Tim Kazurinsky. Sharon Stone foi uma adição surpreendente, mas que funciona bem graças à beleza física da actriz.
Tecnicamente, o filme mantém muito o nível dos antecessores, e a sequência aérea final merece realmente um aplauso pela execução e pela forma como foi feita. Bons cenários, os figurinos que já conhecemos, a banda sonora sem grandes deméritos ou surpresas e uma cinematografia decente compõem o cenário de um filme que, se não é capaz de encantar, consegue convencer a generalidade dos fãs da franquia.
Em 10 Oct 2022