Autor: Pedro Quintão
"Hellboy: The Crooked Man" tenta dar uma nova vida ao universo do icónico personagem, mas enfrenta sérios desafios que impedem de ir mais longe, como os filmes realizados por Guillermo del Toro. O seu orçamento reduzido é insuficiente para capturar a grandiosidade e a complexidade do mundo de Hellboy, acabando por resultar num trabalho bastante limitado em tudo. É quase como se tentassem realizar um reboot de Harry Potter com um budget equivalente ao utilizado em um episódio de uma série medíocre da CW. Acredito que a equipa de produção se tenha esforçado ao máximo para dar o seu melhor e tentar colmatar as falhas, mas foi difícil.
Além disso, o elenco secundário é outro ponto fraco. As interpretações são fracas e muitas vezes pouco convincentes. Já vi papéis nos "Power Rangers" bem mais realistas até mesmo mais assustadores. No entanto, Jack Kesy, no papel de Hellboy é um dos poucos aspetos positivos. Espero que seja uma porta para futuras oportunidades, pois é uma das poucas coisas que realmente funcionam no filme.
A maquilhagem e os efeitos especiais também parecem baratos e pouco inspirados e consequentemente não ajudam a criar uma experiência imersiva, o que faz com que a tentativa de construção de um ambiente assustador seja prejudicada e, mais uma vez, pareça tudo amador.
Por outro lado, a atmosfera criada pelo filme, mesmo limitada, é um ponto positivo, assim como a banda sonora composta por melodias assustadoras que tentam contribuir para o tom sombrio e místico que o filme procura estabelecer. No entanto, a edição sonora, especialmente as tentativas de jump scares, pecam pelo exagero.
"Hellboy: The Crooked Man" é um filme que tenta capturar a essência de um universo complexo com recursos limitados, resultando numa experiência que parece mais um filme fan made do que uma verdadeira reinvenção do personagem. É um exemplo de como um orçamento baixo pode comprometer gravemente o potencial de um filme, mesmo quando se verifica um esforço genuíno por parte da equipa de produção.
Em 01 Sep 2024