Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme para a família, mas com alguns problemas.**
Este filme foi inspirado na história infantil "A Rainha da Neve", de Han Christian Andersen. Obviamente, qualquer um que conheça a história percebe rapidamente que há aqui uma história totalmente nova, situada num reino fictício, geograficamente localizado na Escandinávia. O reino é governado por um rei que morre e deixa o trono à filha, Elsa. Mas ela vive isolada pelo facto de ter nascido com um dom que não é capaz de controlar: ela congela tudo em que toca, inclusive as pessoas. Aquela que mais sofre é a sua irmã, Anna, incapaz de entender o seu isolamento porque não sabe desse poder. O filme gira em torno desses factos e da relação entre as duas irmãs.
A história é linda e realmente capaz de emocionar o público e fazê-lo identificar-se com as princesas. Elsa é uma mulher forte, capaz de tomar decisões sozinha, ao estilo das princesas modernas da Disney, enquanto Anna é mais afectuosa, dependente e romântica, pensando principalmente na sua necessidade de casar com um príncipe. Assim, podemos ver aqui o encontro entre uma princesa moderna da Disney e uma princesa da Disney mais antiquada. É muito interessante ver estas diferenças e ver como as duas irmãs se relacionam, e também como elas mudam e se transformam mutuamente. E enquanto há um herói masculino óbvio (Kristoff, um comerciante), o filme mostra que ele é a antítese de um príncipe e os príncipes podem ser a pior opção.
Existem algumas opções de roteiro que não fazem sentido e algumas das acções das personagens não têm lógica. Apesar disso, o filme funciona. Uma das melhores personagens é um boneco de neve falante, criado por magia. O filme é cheio de magia, especialmente a que é fornecido por uma boa equipe de CGI. O filme tem bons efeitos visuais e especiais, excelentes animações e cores magníficas. A neve é brilhante, parece fofa e o gelo é mais elegante do que um monte de cristal caro que eu vejo por aí. Finalmente, devemos falar sobre a incrível canção "Let It Go", cantada por Elsa. É muito fácil ficar no ouvido e juntou-se ao extenso rol de canções icónicas que a Disney imortalizou.
Em suma, é um excelente filme de animação, concebido para toda a família e não só crianças. Cuidadosamente bem feito, especialmente nos aspectos técnicos, tem uma história bastante funcional, apesar de algumas falhas gritantes e situações ilógicas.
Em 29 Apr 2018