Adeus, Minha Concubina

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Lançamento: 01 Jan 1993 | Categoria: Filmes

Adeus, Minha Concubina

Nome original: 霸王别姬

Idiomas: zh

Classificação:

Genero: Drama

Site:

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Produção: Beijing Film Studio, China Film Co-Production Corp., Tomson (Hong Kong) Films Co., Ltd.

Sinopse

Na Pequim de 1925, a academia “Toda Sorte e Felicidade” ensina a arte da interpretação a meninos pobres e sem lar. Um deles, Douzi (Mingwey Ma), é filho de uma prostituta. O garoto Shitou (Yang Fei) o protege e se torna seu amigo. É um lugar com um sistema de aprendizado puxado, dirigido pelo mestre Guan Jinfa (Lu Qi). Por seus traços femininos, Douzi é treinado a fazer papéis de mulher, enquanto Shitou, um tipo mais rude, papéis masculinos. Os anos passam, Douzi e Shitou aprofundam seus estudos e se tornam atores famosos da Ópera de Pequim. Cheng Dieyi (Leslie Cheung) e Duan Xiaolou (Zhang Fengyi), nomes que adotam na vida artística, continuam amigos e interpretam a peça Adeus Minha Concubina. Quando Xiaolou se apaixona pela prostituta Juxiam (Gong Li), a amizade começa a se desfazer e eles param de trabalhar juntos. É o momento para decidir se prevalecerá a amizade de Dieyi e Xiaolou ou o amor de Juxian e Xiaolou.

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Reviews

Autor: Filipe Manuel Neto

**Um excelente filme.** Tive bastante curiosidade para ver este filme, porque até onde me lembro foi o primeiro filme chinês que vi. Antes de o ver, li um pouco acerca dele, e fiquei bem impressionado ao ver como o filme singrou no Ocidente, e conseguiu enfurecer os censores comunistas chineses. Todavia, eu receio que não estava totalmente preparado para aquilo que me esperava. De facto, o filme é verdadeiramente brutal, em todos os sentidos da palavra. O director Kaige Chen pegou num livro conhecido e respeitado para o seu filme, mas depositou todo o enfoque num realismo quase visceral. O filme é um épico que abarca um grande período de tempo, entre 1924 e 1977, isto é, anos bastante conturbados na história chinesa, onde se inclui todo o período de guerra contra o Japão e a invasão da Manchúria, bem como a revolução cultural maoísta. Ao mesmo tempo, revela-nos os bastidores da ópera cantonesa, um estilo cultural tradicional chinês. No filme, dois jovens aprendizes vivem uma vida cruel e infeliz na escola da ópera, com espancamentos diários e abusos variados, inclusivamente sexuais. Um deles fará as personagens femininas das histórias, como um travesti, posto que as mulheres não são admitidas no palco. Há, ao longo do filme, grande confusão entre a vida e a arte, e muitas vezes sentimos que estes actores estão a confundir as coisas, a viver na vida real as suas personagens e a transpor para o palco a sua vida real. Não conheço nenhum dos actores do elenco, mas gostei muito do trabalho global do mesmo, e da forma como eles vão contracenando entre si. O filme conta, também, com extraordinários cenários, plenos de detalhes realistas, como a construção dos edifícios, as lanternas. O figurino dos actores também merece um aplauso, especialmente as personagens da ópera, com todos aqueles tecidos e aquelas pinturas fortes no rosto. Por fim, uma palavra para a cinematografia maravilhosa, para a excelente concepção dos créditos iniciais e para a banda sonora.

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