Autor: Filipe Manuel Neto
**Muito bom.**
Este filme adapta para o cinema uma história de Alistair MacLean onde se relata um ataque aliado a um castelo alpino ocupado pelos alemães, onde um general americano era mantido como refém.
É provavelmente um dos mais famosos clássicos do cinema de guerra, com agradáveis toques de aventura e suspense. Ao contrário de muita gente, que não tive problemas com a falta de verosimilhança do roteiro. É verdade que esta é uma história impossível mas isso não a torna menos emocionante e menos capaz de prender a nossa atenção até ao fim. Na verdade, as constantes reviravoltas na trama tornam tudo ainda mais interessante e atraente.
Richard Burton é o nome mais forte do elenco num momento em que ainda era bom actor e valia a pena ver um filme em que ele entrasse. Clint Eastwood também está presente no elenco, numa personagem forte e já intensa, mas ainda longe dos grandes papéis que o tornaram grande.
A cinematografia é escura e propositadamente nebulosa, mas às vezes isso é negativo pois faz o filme carrancudo e sombrio. Existem alguns efeitos especiais bem feitos, especialmente no fim. Na verdade, o final foi o que eu menos gostei porque é muito simples, faltando o cuidado elaborado que o filme tivera até então. Apesar disso, é um óptimo filme de guerra.
Em 28 Jun 2018