Autor: Filipe Manuel Neto
**Puro entretenimento num filme que pode desagradar a alguns públicos.**
Neste filme, assistimos a uma operação militar secreta orquestrada sem o consentimento do alto comando alemão com o objectivo de sequestrar Winston Churchill.
Dirigido por John Sturges, é um filme de acção com alguns toques de aventura e conta uma história sem rodeios, mas inverosímil, sobre uma operação militar que, é evidente, nunca aconteceu na vida real. Se nos pusermos a analisar bem o roteiro veremos que está cheio de buracos e falhas, mas o filme não foi feito para ser levado a sério. O filme tem uma primeira metade aborrecida, onde assistimos diversos diálogos e preparativos e planos. Boa parte disto poderia ter sido encurtado em tempo para privilegiar a acção em si e tornar o filme mais curto e mais divertido de ver.
O elenco é bastante competente e faz um bom trabalho. Apesar de o filme ser claramente entretenimento e aventura, os actores parecem estar totalmente empenhados e compenetrados. Gostei muito especialmente da performance de Michael Caine, excelente no papel de um oficial polaco ao serviço dos Alemães, de Donald Pleasence como Himmler e de Robert Duvall, um coronel alemão que resolve avançar com uma operação militar sem qualquer autorização para tal. Donald Sutherland também fez um excelente trabalho, numa personagem que é inesperadamente abatida pela beleza da personagem de Jenny Agutter. Os valores de produção são bons, destacando-se uma boa fotografia e cores vívidas, boas cenas de acção, excelentes efeitos especiais e de som e uma boa banda sonora.
Os maiores problemas deste filme são a inverosímilidade do roteiro, que parece totalmente impossível de acreditar e pode desagradar a quem procura uma história mais credível, e uma primeira metade do filme muito parada, que pode fazer muitas pessoas desistirem de ver o resto.
Em 27 Apr 2020