Autor: Filipe Manuel Neto
**Engraçado, mas confuso e exagerado.**
Este filme tenta adaptar uma história infanto-juvenil, desenvolvida em vários livros, sobre os Órfãos Baudelaire e a forma como acabam perseguidos por um parente distante, o teatral Conde Olaf, que tenta a todo custo ser tutor deles para controlar a imensa fortuna de que são os únicos herdeiros. Os principais papéis são encarnados por Liam Aiken, Emily Browning e Jim Carrey, mas o elenco secundário conta ainda com Timothy Spall, Billy Connolly e Meryl Streep, entre outros.
O filme conta uma história baseada em livros que são praticamente desconhecidos fora da literatura inglesa e dos falantes nativos do Inglês. Nunca ouvi falar desses livros até ver o filme e me informar acerca dele, e até hoje não sei se estão traduzidos para o português. E também tenho a sensação de que o filme é um "trabalho inacabado", no sentido de que foi planeado para ter uma continuação que nunca foi feita.
O filme não parece fazer sentido, mas não sei se isso é intencional e já faz parte dos livros, ou se era uma opção consciente (e má) do director e do argumentista. A verdade é que esse non-sense dificulta a compreensão, principalmente ao público adulto. O filme também tem outro problema, que também pode resultar de uma escolha intencional do director: a interpretação teatral de grande parte do elenco. Não sei se foi para brincar com isso, tornando-se uma piada adicional, mas acabou mal. Jim Carrey é o único a quem toleramos esses exageros porque já estamos habituados com a sua maneira hiperactiva de fazer comédia. Emily Browning é a surpresa mais agradável. Para uma jovem actriz, fez um trabalho muito profissional, prometendo uma boa carreira se permanecer na linha e se esforçar. O filme aposta fortemente no CGI e isso acaba por ser uma faca de dois gumes porque, se de alguma forma permite outro tipo de piadas e cenas, por outro lado, acaba por saturar visualmente. Uma coisa que gostei muito, embora a maioria não se importasse, foram os créditos finais, elaborados de uma maneira muito engraçada.
Em 28 Apr 2018