Autor: Filipe Manuel Neto
**Falta aqui qualquer coisa...**
Este filme conta a história tradicional de Robin dos Bosques. Porém, substitui os seres humanos por animais, ao melhor estilo dos desenhos animados e de outros filmes da Disney como "Dama e o Vagabundo" ou "A Pequena Sereia" (onde muitas personagens são peixes e criaturas do mar que falam). Porém, este filme teve o destino oposto a estes dois exemplos: enquanto eles se tornaram clássicos muito queridos do público, "Robin dos Bosques" acabou sendo esquecido.
Porquê? Bem, a resposta para mim é clara: o filme não tem a qualidade necessária. As crianças vão certamente gostar porque é colorido e é engraçado. Mas o filme não vai ser capaz de agradar aos adultos, que irão ficar profundamente entediados e pensarão "como é possível que eu, quando era criança, gostava disto?"
A verdade é que a Disney nem sempre produziu êxitos. Tenho feito críticas aqui a certos filmes que o estúdio, se pudesse voltar atrás, provavelmente nunca teria feito, ou teria feito de forma radicalmente diferente. Estou me lembrando, por exemplo, de "O Caldeirão Negro", que foi um fracasso e é considerado por muitos (e com toda a justiça) como um dos piores filmes já feitos pelo estúdio.
Este filme não é totalmente mau. As personagens cumprem bem o papel delas, os actores de voz não merecem qualquer crítica negativa, a história é razoavelmente fiel ao conto do Robin dos Bosques e há alguns diálogos e momentos de qualidade. O problema é que simplesmente falta magia neste filme. Falta aquela faísca, aquele elemento mágico que sentimos noutros filmes. As canções estão igualmente aqui, e de modo bastante marcado, mas a maioria delas é tão idiota que merece acabar no esquecimento.
Em 29 Aug 2018