Autor: Filipe Manuel Neto
**Um dos melhores filmes da carreira de Christian Bale.**
Este filme é baseado num livro que nunca li e fala sobre a vida de Patrick Bateman, um bem-sucedido corretor de acções de Nova Iorque que vive das aparências por causa do seu materialismo exacerbado. Ele adora a si mesmo, personificando isso no seu rosto perfeito, no seu cartão de visita impecável, na sua casa e modo de vida. No entanto, ele sente que lhe falta alguma coisa e que não está completo só com isso. Então começa a matar e mutilar todos os que pode (prostitutas, mendigos, pessoas que odeia), a fim de libertar o desprezo que sente pelos outros e sentir uma emoção mais intensa.
Assim, este filme é uma enorme crítica ao mundo de aparências em que vivemos, e no qual um monstro só precisa parecer bonito e bem-sucedido para ser bem aceite pela sociedade. No entanto, é uma crítica tão implícita que muitas pessoas se concentram nos crimes e ignoram a reflexão filosófica em torno da personagem.
Christian Bale foi enorme no papel principal, e sua actuação forte e impressionante é, sem dúvida, uma das principais razões para ver este filme. Ele está definitivamente de parabéns, tendo feito neste filme um dos papéis mais fortes em sua carreira. O resto do elenco dá ao actor uma base sólida para crescer e brilhar.
Apesar de tudo isso, é um filme difícil de ver, com imagens cruas e violentas de assassinatos e mutilações. Alguma consideração é necessária antes de ver o filme, o que inclui tirar todos os menores da sala.
Em 25 Jun 2018