Autor: Filipe Manuel Neto
**Jim Carrey no seu melhor.**
Fletcher Reede é um advogado competente que aprendeu que mentir é mais fácil e gratificante que dizer a verdade. Isso mudará quando o seu filho decidir pedir, como um desejo de aniversário, que o papá passe, pelo menos, um dia inteiro sem mentir. Um dia que mudará a vida de Reede. Ou, pelo menos, essa foi a intenção de Jim Carrey neste filme, profundamente belo e tocante, onde o riso se mistura com a beleza do amor de um pai que, realmente, quer recuperar a sua famÃlia.
O roteiro conta uma história moralmente edificante de uma maneira eficaz e pode, portanto, ser considerado um dos pontos mais fortes deste filme. Jim Carrey conseguiu aqui um dos seus mais importantes sucessos. Com isso, tornou-se um comediante consagrado. A sua performance é verdadeiramente colossal, não há um momento em que ele não brilhe, ofuscando completamente o resto do elenco, com a honrosa excepção de Justin Cooper, que dá vida ao doce e inocente filho do advogado. Algumas das cenas entre Reede e Max são dignas de antologia.
Pessoalmente, considero este filme como a consagração de Jim Carrey, em vez do mais famoso e popular "Bruce, o Todo-Poderoso", que veio um pouco depois. A história é muito simples mas bonita, o trabalho do elenco foi muito competente, a direcção do Tom Shadyac funcionou bem... basicamente tudo dependia do projecto. Não é um filme excepcional, não é uma obra de arte... é um filme para entretenimento, para ver e rir. Se visto sob esta luz, é excelente.
Em 25 Apr 2018