Autor: Filipe Manuel Neto
**Esperava muito mais deste filme.**
Este filme de animação digital recria uma das histórias mais famosas de Tintim, "O Segredo do Licorne". Dirigido por Steven Spielberg, produzido por Peter Jackson (que foi responsável por "O Senhor dos Anéis"), com uma banda sonora de John Williams, o filme apresenta as vozes de Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig e outros actores.
Nunca fui um ávido leitor de Tintim mas a banda desenhada foi uma boa companhia para mim durante a infância e a adolescência (às vezes ainda é). Mas eu nunca tive boa impressão de filmes com base em livros ou personagens de banda-desenhada. Os filmes ficam quase estilizados e irrealistas. Porém, neste caso isso não aconteceu porque o filme foi mantido como animação, o que autoriza a semelhança visual com os desenhos dos livros. Mas apesar desta boa notícia, as minhas expectativas ficaram longe de ser satisfeitas pelo filme.
O roteiro, apesar de ser bom e consistente, não soube de todo aproveitar o material do livro onde foi baseado. Na verdade, quase que o rejeita, misturando elementos de outras revistas e inventando outras coisas que não se encaixam na imagem do Tintin dos livros. Portanto, os personagens parecem bastante forçados e as suas reacções não parecem fiéis ao que se podia esperar nas revistas.
O trabalho de voz parecem muito bons, eu pelo menos não reparei em atrasos ou erros. A maioria dos actores de voz usados aqui são já experientes, com uma excelente capacidade de modulação de voz, sabendo como colocar a voz para alcançar o efeito desejado. O trabalho de animação e efeitos visuais é excelente, muito colorido e impressionante. É a maravilha da animação digital. A banda sonora também é boa mas esperava algo mais...
No geral, o filme é interessante e divertido, mas torna-se chato em certos momentos e quase não cria verdadeiro senso de mistério, suspense ou aventura.
Em 24 Feb 2018