Autor: Filipe Manuel Neto
**A saga adensa-se.**
Este filme é a continuação da história de "Uma Nova Esperança", o primeiro filme da franquia "Star Wars". A guerra entre os rebeldes e o Império continua enquanto Darth Vader procura por Luke em toda a galáxia. Dirigido por Irvin Kershner e escrito por Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, este filme tem a participação dos mesmos actores do primeiro filme.
O filme herda a maioria das qualidades do antecessor. Tem um elenco cuidadosamente escolhido e performances consistentes, com alguma ênfase no trabalho de Harrison Ford, actor que já estava destacado no primeiro filme e agora consolida o seu sucesso. As cenas de acção são excelentes, pensadas de maneira meticulosa, e as cenas de luta com sabres de luz lembram-nos de alguns grandes duelos daqueles filmes de pirataria e espadachins dos anos Trinta e Quarenta. Os efeitos visuais e sonoros são o estado da arte daquela época e cumprem o seu papel com grande mérito. A única diferença entre este filme e os últimos filmes da saga é, de facto, a diferença técnica, dado o enorme avanço das técnicas e efeitos especiais. A banda sonora foi novamente responsabilidade de John Williams, que continua o bom trabalho do primeiro filme da saga. Como disse noutra crítica, o tema principal da saga tornou-se uma das músicas que instintivamente vêm à mente quando se pensa em música para cinema, da mesma forma que a "Marcha de Darth Vader" se tornou uma das músicas instintivamente associadas à imagem de qualquer vilão.
O ponto de maior mérito deste filme é o roteiro. É um roteiro mais profundo, mais psicológico e intenso do que o roteiro do primeiro filme, o que contribuiu para o seu sucesso e da própria franquia. Vencedor do Óscar de Melhor Som, é um dos filmes mais populares da saga.
Em 23 Feb 2018