Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme... até aparecerem os Ewoks.**
Este filme completa a trilogia inicial da saga, com a derrota das forças imperiais e a destruição do seu poder militar. Dirigido por Richard Marquand, tem um roteiro de Lawrence Kasdan e George Lucas, e manteve a maior parte do elenco dos dois primeiros filmes.
Na minha opinião, é o pior filme da saga até hoje (ainda não vi os mais recentes) mas isso não o torna um filme mau. É um bom filme mas não conseguiu satisfazer todas as expectativas geradas pelo antecessor. O director cumpriu o seu papel e os actores eram muito bons, embora um pouco menos inspirados que nos filmes anteriores. As cenas de acção são muitas e continuam a ser dignas de mérito e memória. A maquilhagem e os figurinos também merecem parabéns. A aparência dos alienígenas foi bem imaginada e percebemos que os designers tentaram pensar fora da caixa, com alguns grandes sucessos e algumas grandes falhas. O "biquíni" usado pela princesa Leia neste filme tornou-se icónico e muitas vezes foi copiado em outros contextos. Os efeitos especiais, visuais e sonoros continuaram ao mais alto nível, embora seja possível ver algumas cenas que pecam pela ausência de credibilidade. A banda sonora, sem surpresas, permaneceu excelente graças ao trabalho de John Williams. O roteiro é muito interessante e fecha, de forma positiva, o ciclo de eventos desses três filmes. O clímax é bom e está cheio de acção, atraindo a atenção do público.
No entanto, é precisamente neste momento que surge o factor que mais me decepciona neste filme: os Ewoks, criaturas muito amigáveis e pacíficas como peluches, que serão decisivas na batalha final, apesar de as suas armas, improvisadas, serem o equivalente ao que havia na Terra em tempos pré-históricos. Sinceramente aquela batalha, que mais parecia o Vietname, não fez sentido algum. Na verdade, a simples interacção do elenco com esses... animaizinhos, parece ter causado uma queda na qualidade da interpretação. Essas coisas são adoráveis mas não se encaixam no clímax de um filme de acção e de aventura. Sinceramente, ao ver estas criaturas, eu senti saudades do Jar-Jar. É como assistir a um filme do Rambo e, na luta final, a personagem tornar-se pacifista e apoiar a doutrina da não-violência. Para não mencionar o fim do filme: é ridículo! Eu quase que estava à espera de ver música de Bob Marley e cigarros de marijuana! Enfim, a parte final do filme é tão má e irritante que afectou decididamente, pelo lado negativo, a qualidade desto filme e decepcionou muitos fãs.
Em 23 Feb 2018