Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma lição de vida.**
Neste filme, a vida de uma escola conservadora para jovens ricos é alterada pela chegada de um professor de poesia com ideias e métodos pouco ortodoxos. Dirigido por Peter Weir, tem roteiro de Tom Schulman e apresenta Robin Williams no papel principal. Ganhou o Óscar para o melhor argumento original e é considerado o filme de consagração da carreira de Williams.
Para mim, é um dos filmes mais emocionantes e edificantes que vi. Num mundo onde a tarefa de ensinar é muitas vezes subestimada por pais, alunos e até mesmo pelos governos, o filme mostra como um professor pode mudar o pensamento e a vida de um aluno, para melhor ou pior. Para ensinar basta saber, mas para ser um bom professor você deve ter paixão e é esse amor ao acto de ensinar (e ao que é ensinado) que transforma e cativa os estudantes. Outra mensagem poderosa deste filme é a importância de pensar de forma original, de acordo com a nossa cabeça, em vez de pensar de acordo com o que os outros pregam. Finalmente, o filme chama a atenção para o tempo limitado que temos para sermos melhores do que somos, e para a necessidade de "aproveitar o dia e tornar as nossas vidas extraordinárias".
O elenco esteve à altura do desafio mas Robin Williams capta toda a atenção com um desempenho preciso e profundo. Os conjuntos e figurinos são bons, conseguindo recrear a atmosfera das escolas de estudantes ricos e privilegiados. A fotografia é regular. A banda sonora é boa e faz um bom acompanhamento do filme.
Em 04 Mar 2018