Autor: Filipe Manuel Neto
**Um filme bastante morno.**
Este filme é o quinto da lucrativa franquia "Actividade Paranormal" e consiste num spinn-off, em que se conta a história de Jesse, um jovem que acaba sendo vítima da sociedade de bruxas a que também pertenciam os avós de Katie e Kristi, as protagonistas dos filmes iniciais da franquia.
Confesso que esperava pior. A história contada nem é tão má quanto eu pensei que iria ser e tem os seus momentos agradáveis e de alguma tensão. Porém, há falhas de continuidade, problemas de falta de lógica e incoerências diversas ao longo do filme. Os sustos, por sua vez, são excessivamente previsíveis. O maior problema é que não apresenta nada de realmente novo, num tipo de filme cuja receita de sucesso se veio a desgastar muito rapidamente. Algo que eu senti foi uma tentativa de moderar os momentos mortos, um dos problemas mais palpáveis dos filmes anteriores. Isso foi uma evolução positiva. Também foi feito um esforço para fazer um filme mais curto, onde o ritmo dos acontecimentos fosse mais rápido.
O elenco é, para mim, um conjunto de ilustres desconhecidos, na medida em que nunca vi nenhum deles em outros trabalhos ou, se vi, passaram completamente despercebidos aos meus olhos. Não é o tipo de filme que vemos pelo brilhantismo dos seus actores, e ainda bem... o elenco faz o que precisa de fazer mas não brilha, nem tem material ou direcção que o permita.
Pessoalmente, sinto que este filme é bastante morno: não é um filme suficientemente péssimo para detestar mas também está muito longe de ser bom. Padece de muitos dos problemas endémicos na franquia, mas há um esforço para minorar alguns dos pontos mais criticados nos filmes anteriores.
Em 15 Feb 2020