Autor: Filipe Manuel Neto
**Bom para curar insónias.**
O tabuleiro Ouija é provavelmente dos instrumentos mais misteriosos do espiritismo. A facilidade com que ele pode ser recriado ou adquirido tornou-o especialmente atraente para adolescentes que gostam do sobrenatural, e levou mesmo uma empresa de brinquedos a comercializá-lo como um vulgar jogo de tabuleiro. Péssima ideia.
Em Portugal é conhecido como "Jogo do Copo", visto que o ponteiro triangular pode ser trocado por um copo, que deve ser partido ao fim do jogo. Eu nunca o usei, mas alguns amigos meus com gosto por esses temas usaram, ou sabem o suficiente sobre ele para me terem garantido que não é boa ideia usá-lo, visto que qualquer espírito ou demónio pode responder ao chamamento dos jogadores e falar com eles, enganando-os e induzindo-os em erro. Assim, o jogo, que nada tem de inocente, é alegadamente a fonte de várias possessões e outros distúrbios de cariz sobrenatural. Não sei se isto é verdade, estou só a dizer o que me foi dito a mim, mas não vou pagar para ver. Como o povo costuma dizer, "o seguro morreu velho e o desconfiado ainda vive". Mas vamos falar do filme, que é o que interessa.
O filme começa com uma boa premissa de horror: um tabuleiro Ouija que está na origem da misteriosa morte de uma jovem. O problema é que o enredo, depois, é de uma previsibilidade atroz. Em termos de sustos, o filme também fracassa. Nem os truques sonoros e visuais foram capazes de me fazer saltar do assento porque era capaz de prevê-los. A tensão, geralmente obrigatória num filme de terror, está tão ausente que pode fazer-nos dormir.
As personagens são vazias, desprovidas de personalidade ou alguma característica que nos faça gostar delas, e isso faz com que seja indiferente para nós se elas vivem ou morrem. Algumas são mesmo estúpidas e simplesmente não nos importamos com elas. O elenco é composto de actores sem talento ou experiência, com performances muito teatrais, irrealistas e sem mérito. Finalmente, uma palavra para o CGI, os efeitos visuais e sonoros: embora o filme seja regular, os efeitos são muito chatos e pobres, provavelmente devido ao baixo orçamento.
Em 29 Aug 2018