Autor: Filipe Manuel Neto
**Este filme não tem um roteiro decente e foi pensado apenas para ganhar dinheiro.**
Este filme é o exemplo perfeito de um problema que tem consumido os filmes de animação: quando um filme se torna popular, é imediatamente consumido pela indústria e transformado numa máquina de fazer dólares, com uma dose colossal de merchandising, séries de TV, sequelas e prequelas surgindo a cada instante. Depois do sucesso de Madagáscar, a Dreamworks apressou-se a fazer isso. Quando a fonte secou, observando a popularidade dos pinguins, que eram personagens mais do que secundárias inicialmente mas a quem vinha sendo dada relevância, decidiram fazer um filme onde os protagonistas são eles. Claro que foi um erro. Aconteceu o mesmo com Timon e Pumba de "Rei Leão", com os Minions de "Gru o Maldisposto" etc.
Ok, eu concordo que os Pinguins eram engraçados naquele contexto. Mas não creio que tenham o que é preciso para serem protagonistas. Após três "Madagáscar", onde a sua participação foi crescendo, estavam desgastados e não tinham mais o que oferecer. Quando observamos o roteiro deste filme isso fica evidente. Não há nada de novo, é apenas um meio de lucrar à custa da popularidade das quatro personagens.
Além deste problema, o filme tem o roteiro mais idiota que já vi em muitos anos. Simplesmente mal feito, tem mais buracos que uma rede de pesca. Veja bem: os pinguins entram em Fort Knox, o lugar mais protegido dos EUA depois da Casa Branca, para devorar salgados de queijo que encontrariam numa vulgar loja de conveniência, mas a máquina contém um polvo louco que deseja vingança porque as pessoas gostavam dos pinguins e não dele... depois todo o filme é centrado na busca pelo polvo, na luta para travar os planos dele e numa rivalidade idiota entre os pinguins e uma espécie de organização milionária que protege animais (mas o polvo não é um animal?) em risco e indefesos... Agora você pergunta: como sabia o polvo que os pinguins iam entrar em Fort Knox? Como entrou ele lá dentro em primeiro lugar? Qual a origem da misteriosa substância que transforma pinguins em monstros? De onde provém o dinheiro da "Vento Norte"? Eu não sei o que você acha, mas eu fiquei a pensar que os roteiristas deviam estar bebâdos ou drogados quando escreveram isto.
Tecnicamente, o filme também não traz nada de interessante. Já vi CGI melhor e mais realista, as animações não são bonitas nem trazem o brilho de outros filmes, as cores parece um pouco esbatidas e a banda sonora é bastante fraca.
Em 29 Nov 2018