Autor: Filipe Manuel Neto
**Jim Carrey é o filme.**
Jim Carrey é um dos grandes actores cómicos dos anos 90, e este filme é um dos que lhe abriu as portas do estrelato. Ele já trabalhava com comédia anteriormente, é claro, como actor e artista de 'stand up', e aproveitou muito bem essa bagagem para construir Ace, um detective de animais com hábitos e maneiras excêntricas.
Em geral, este tipo de comédia não é muito do meu agrado, mas tenho de reconhecer as enormes qualidades e talento de Carrey. Numa cooperação com o director Tom Shadyac (não sei se terá sido a primeira, mas foram várias ao longo da carreira deles), o actor fez um trabalho verdadeiramente inspirado que dá ao filme toda a sua força e originalidade. Imaginar este filme sem Carrey é impossÃvel. Claro, há muitos exageros, e o restante do elenco é levado a exagerar, a tentar acompanhar as bizarrias do protagonista, mas isso é um problema menor, na minha opinião.
O filme conta ainda com uma boa cinematografia, que aproveita muito bem os cenários e os locais de filmagem escolhidos. O ritmo do filme é bastante rápido e a sensação que fica é que o filme podia ter-se estendido mais e muita coisa terá sido cortada na mesa do editor. Para mim, a grande fraqueza deste filme acaba por ser o roteiro, envolvendo o desaparecimento súbito da mascote de um clube de basebol – um golfinho. A força do actor protagonista e a originalidade da sua personagem acabam por transformar toda a história num detalhe sem muita força, num mero pretexto para Carrey fazer tudo aquilo.
Em 03 Aug 2023