Autor: Filipe Manuel Neto
**Geralmente positivo, mas com falhas a vários nÃveis.**
Este filme mostra como Amsterdam Vallon tenta vingar a morte do seu pai numa luta de gangs contra Bill 'Carniceiro' Cutting. Dirigido por Martin Scorsese, o filme tem um roteiro de Jay Cocks e um elenco liderado por Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis e Cameron Diaz. Foi nomeado para dez Prémios da Academia.
Este filme é interessante mas, na medida em que percebi, não corresponde à realidade. O rigor histórico manteve-se longe deste filme na maioria do tempo. Mas o roteiro ainda consegue ser interessante. Tem alguns pontos que não entendo mas funciona, destacando a luta entre dois gangs pelo controle do bairro pobre de Five Points. O mais poderoso, os "Nativos", defende que os imigrantes italianos e irlandeses são um perigo para a América e esquece que também foram imigrantes no tempo colonial (os verdadeiros americanos são as tribos indÃgenas). A partir daqui, o filme mostra como os EUA receberam ondas de imigrantes da Europa e como eram importantes para o paÃs. O filme também mostra o esforço da Guerra Civil, as diferenças de opinião em torno dela, o racismo e a xenofobia reinantes e, ainda, a pobreza miserável em que viviam os mais pobres da sociedade.
Os actores fizeram muito bem os seus papéis mas Daniel Day-Lewis merece uma menção especial. Ele monopoliza o filme com uma cuidadosa interpretação de uma personagem particularmente complexa e difÃcil. DiCaprio também foi bom, mas estava num papel que conhece bem: o bonzinho, o muito fofo que quer justiça. Cameron Diaz também não traz surpresas, com a sua dose usual de charme latino a dar alguma sensualidade a uma personagem oportunista e esperta. As cenas de acção são bastante gráficas, então os estômagos mais sensÃveis devem estar preparados. Os efeitos visuais e sonoros são bons e ajudam a melhorar o filme. Os cenários foram muito bem imaginados, embora alguns deles sejam muito pouco realistas (o mesmo pode ser dito dos figurinos). No entanto, o filme geralmente é bom o suficiente para ser apreciado sem problemas e não darmos por perdido o dinheiro do DVD. A banda sonora é uma decepção porque tem uma sonoridade "rock" que não se encaixa num filme de época nem à martelada. Parece até algo copiado de filmes como "300" ou "Mad Max".
Em 24 Feb 2018