Autor: Filipe Manuel Neto
**Um tema indigesto e hermético que, desconstruído e explicado, deu azo a um bom filme.**
A crise económica dos anos de 2008 a 2012 é algo que todos nos recordamos. Mais ou menos, a maioria das pessoas nos EUA e Europa sofreu com isso. O filme foca-se inteiramente na forma como tudo começou: a bolha imobiliária norte-americana, a forma como os bancos gananciosos foram ignorando os sinais de perigo para não comprometerem os lucros e a maneira como um grupo muito reduzido de economistas e especuladores se apercebeu, com algum tempo, do que iria acontecer, e das repercussões que uma bolha tão grande teria para todo o mundo.
O filme é bom, mas é muito complexo e sobre um tema que não vai agradar a todos. A economia, com todo o seu jargão próprio, não é algo que venha ao nosso pensamento quando pensamos em entretenimento. Mesmo assim, o roteiro fez um trabalho excelente ao tentar criar uma boa história sobre um tema aparentemente tão indigesto e faz um esforço notável para explicar tudo de uma forma fácil de entender. Os sub-enredos foram muito bem aproveitados e ajudam a fazer com que o filme pareça ter mais histórias para contar do que efectivamente tem.
O elenco é bom e está cheio de actores que reconhecemos facilmente de outros trabalhos. Para mim, os dois mais notáveis artistas aqui presentes são Christian Bale e Steve Carell. Ambos fizeram trabalhos bons, dando vida a dois economistas retractados de forma pouco ortodoxa: um é um baterista amador e fã incondicional de hard rock; o outro é conflituoso e arranja facilmente confusões e discussões. Ryan Gosling e Brad Pitt também fizeram um bom trabalho neste filme, apesar de as suas personagens serem relativamente pouco notáveis.
Tecnicamente, o filme tem imensos pontos de qualidade: possui uma boa cinematografia, com cores bem conseguidas e luz excelente. Os cenários e figurinos não decepcionam, mas também não surpreendem. O ritmo do filme é relativamente rápido e a sensação que impera é a de que é necessário rever algumas partes do filme para compreender totalmente o que se passa.
Em 17 Jan 2021