Autor: Filipe Manuel Neto
**Uma viagem alucinante ao além-vida.**
Neste filme, vamos visitar a vida após a morte através da experiência de um casal de recém-falecidos que, para seu desespero, vê o lar dos seus sonhos invadido por uma nova família. Assim, para os expulsar e recuperar a posse da casa, decidem assustar e assombrar os recém-chegados, o que pode ser desafiante para um "rookie". Para isso, eles contam com a ajuda de fantasmas mais experientes e dois inusitados aliados: a filha dos novos donos da casa e outro fantasma, pouco-ortodoxo e perito na arte de assustar os vivos.
O filme é uma comédia clássica de humor negro, que brinca com a morte e a vida no além da mesma forma que faz uma paródia aos pseudo-intelectuais da sociedade americana. O filme é muito engraçado. Confesso que nunca tinha visto ou ouvido falar dele até o encontrar, por acaso. Dirigido por Tim Burton, tem uma série de elementos que associamos, quase instintivamente, a este director: um enredo insólito, com temas fora do vulgar, uma comédia difícil de agradar a todos, cenários e figurinos pensados fora da caixa e uma banda sonora refinada, divertida e contagiante.
O elenco fez um excelente trabalho. Geena Davis e Alec Baldwin estiveram muito bem no papel do casal de fantasmas. Eles interagem bem um com o outro e criaram uma química romântica positiva e credível. Para além disso, eles são engraçados. Michael Keaton tem a personagem mais difícil e original do filme: o desparasitador espiritual Betelgeuse (Beetle Juice), um fantasma irreverente, falador e atrevido que adora assustar os humanos e que promete ser verdadeiramente difícil de controlar quando é libertado. Winona Ryder, uma actriz habitual nos filmes de Burton (recorde-se de "Eduardo Mãos-de-Tesoura"), é bastante boa no papel da filha rebelde dos novos donos da casa, a qual, por uma razão que o filme nunca explica, tem a capacidade de os ver e falar com eles, como se fosse uma médium.
No geral, este filme foi uma agradável surpresa. Muito engraçado, contagiante e alegre, vai certamente levar qualquer um a rir às gargalhadas.
Em 31 Aug 2018
Autor: Pedro Quintão
"Beetlejuice" é um filme que se destaca pela sua originalidade e humor irreverente. Tim Burton criou um mundo surreal povoado por fantasmas e seres sobrenaturais únicos, o que proporciona uma experiência cinematográfica cativante. O elenco entrega performances memoráveis, com Michael Keaton a destacar-se no papel excêntrico de Beetlejuice, embora a sua presença em cena seja menor do que o esperado. Winona Ryder também brilha no papel de Lydia, enquanto Geena Davis e Alec Baldwin oferecem uma química natural. A direção artística é deslumbrante, com cenários góticos e excêntricos que contribuem para uma atmosfera fantástica, característica do estilo de Tim Burton. No entanto, um dos pontos fracos do filme é a falta de desenvolvimento do vilão, Beetlejuice, o que resulta numa falta de profundidade e pode deixar o espectador desiludido. Apesar disso, "Beetlejuice" ainda é capaz de prender a atenção e oferecer momentos marcantes, embora deixe a sensação de que poderia ter sido uma experiência mais marcante.
Em 07 Apr 2024