Os Miseráveis

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Lançamento: 01 May 1998 | Categoria: Filmes

Os Miseráveis

Nome original: Les Misérables

Idiomas: Inglês

Classificação:

Genero: Crime, Drama, História, Romance

Site:

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Produção: Columbia Pictures, Mandalay Entertainment

Sinopse

Jean Valjean rouba um pedaço de pão e é injustamente condenado a prisão e a marginalidade. Mais tarde ele se apaixona por Fantine, cuja morte intempestiva faz com que ele se transforme no pai adotivo de Cosette, filha de sua amada. O tempo passa e a menina Cosette se apaixona profundamente por Marius, um jovem e carismático revolucionário.

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Reviews

Autor: Filipe Manuel Neto

**Um excelente filme, com falhas menores no roteiro.** Este filme é a adaptação cinematográfica da obra literária com o mesmo nome, de Victor Hugo. O trabalho original é tão vasto e detalhado que qualquer adaptação nunca seria capaz de lhe fazer justiça, e por isso eu estava "a priori" aberto a muitos cortes. O filme não me decepcionou: faltam personagens inteiros e há momentos em que todos os que conhecem o livro sentem os cortes e as pontas soltas. Posso até dizer que não concordo com algumas das opções do roteiro. Apesar disso, comparando esta versão com a de 2012, que eu vi primeiro e que adapta mais directamente o musical da Broadway do que o romance propriamente dito, é capaz de entrar mais facilmente na atmosfera sombria do livro e nas esperanças em torno da revolta retratada. Sem o pano de fundo das músicas, sem o colorido do teatro, é um filme que procura mostrar tudo mais fielmente. Não vou discutir os detalhes do enredo. Se quer saber o que acontece no filme, veja ou leia o livro, que está bem divulgado e amplamente traduzido. Além disso, é uma história relativamente familiar da maioria do público. Vamos falar sobre o trabalho dos actores. Liam Neeson foi um bom Jean Valjean, mostrando-se capaz de combinar bem o lado obscuro da personagem com o seu desejo de fazer o bem, remediar o passado e começar do zero. É uma personagem bastante nobre nas suas intenções, apesar de ser considerada fora-da-lei, e o actor entendeu bem essa dualidade. Do outro lado está Geoffrey Rush, talvez o melhor Javert que já vi (e gostei mesmo da maneira que Russell Crowe trabalhou a personagem em 2012!). Rush deu a Javert um tom frio e absolutamente cruel, tornando-o um homem incapaz de sentir empatia pelo seu semelhante. Ele é a personificação da justiça cega e implacável, ao passo que Crowe parece mais um homem obcecado, incapaz de mudar a sua obediência irracional à lei. Muito menos bem conseguido foi o trabalho de Claire Danes como Cosette. Detestável! Ela foi um tremendo erro de casting, já que nunca conseguiu captar a alma da sua personagem, uma jovem inocente que descobre o amor, mas se sente dividida entre o novo sentimento e a fidelidade ao homem a quem deve tudo, e que a vida lhe levou a chamar de pai. Uma Thurman, por outro lado, pareceu-me bastante satisfatória como Fantine, mas ainda prefiro a personagem pela mão de Anne Hathaway, na versão musical de 2012, muito mais sóbria e sofredora. Mesmo assim, não posso deixar de notar que a importância da personagem de Thurman foi afectada pelos cortes no roteiro. O filme está cheio de acção e tensão. Desde a chegada de Valjean a Paris até às cenas nas barricadas, o filme é um jogo de gato e rato entre polícias e fugitivos, em meio a uma França que está a despedaçar-se, à beira de outra guerra civil e indecisa sobre a sua nova monarquia orleanista. O quadro político da época é importante para entender o filme e é parte fundamental do roteiro. Mas falta aqui o drama de um clímax final adequado. As cenas finais ocorrem de repente e o filme termina deixando o público com a sensação de "quero mais". Ainda há algumas pontas soltas devido aos cortes feitos e isso devia ter sido corrigido (a morte de Javert, por exemplo). Também senti falta de Eponine, personagem feminina que faria um triângulo amoroso com Cosette e Marius, colocando o seu amor à prova. Tecnicamente impecável, o filme tem óptimos cenários e figurinos. Os efeitos sonoros, visuais e especiais cumprem o seu papel com bravura sem roubar a atenção do que está a acontecer naquele momento. A cinematografia é excelente e está totalmente ao nível das expectativas.

Em 23 Aug 2018

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