Autor: Filipe Manuel Neto
**Um bom filme, embora seja um pouco previsível e não seja, de todo, um filme de terror.**
Nina é uma bailarina profissional que vive à sombra da sua super-protectora mãe e não é feliz. Ela quer a todo custo obtero sonho da mãe: ver a filha como "primeira bailarina". Mas uma rival vinda do nada ameaça roubá-lo. Felizmente para ambas, "O Lago dos Cisnes" requer dois protagonistas: o Cisne Branco, doce e gentil, e o Cisne Negro, malicioso e sedutor. Apesar de Nina ser perfeita para o Cisne Branco, terá que se preparar para o papel oposto e, por isso, parte em busca da própria malícia. Dirigido por Darren Aronofsky, apresenta Natalie Portman, Mila Kunis, Barbara Hershey e Vincent Cassel nos papéis principais.
Estamos diante de um filme interessante, que trata das intensas rivalidades do mundo do ballet e das consequências psicológicas que pode causar. Na verdade, o roteiro não é mau mas, até certo ponto, torna-se um pouco previsível. O enredo é silencioso em relação à saúde mental e psicológica de Nina, mas implica a existência de traumas e repressões do passado dela. O final é excelente mas o público nunca vê claramente onde a realidade acaba e começa a imaginação dela. O elenco funcionou bem e a maioria dos actores fez uma boa performance, mas não é surpreendente. Natalie Portman é a excepção: ela obteve um desempenho extraordinário e deu à personagem uma enorme eprofundidade psicológica. Eu também gostei da caracterização e das roupas, que brilhavam em algumas cenas. E a música de Tchaikovsky, mesmo quando é desarranjada por Clint Mansell, é sempre boa em qualquer banda sonora.
Este filme é bom, apesar de algumas pequenas falhas e da previsibilidade. Funciona, entretém, emociona e às vezes choca. Podia ser melhor? Sim, mas não é mau da maneira que é.
Em 20 Feb 2018