Autor: Filipe Manuel Neto
**Simplicidade é o ponto forte.**
Este filme tem um roteiro simples: uma mulher que acabou de mudar para uma nova casa é inesperadamente confrontada com três assaltantes, que procuram na casa o dinheiro que o seu anterior proprietário teria escondido no local. Perante a ameaça, a nova dona refugia-se, com a filha adolescente, dentro de uma pequena sala de pânico adjacente ao quarto principal e isolada do resto da casa por grossas paredes e portas blindadas.
O filme funciona numa base simples e minimalista. Uma casa enorme e vazia, um elenco reduzido ao mÃnimo, um roteiro que é feito com base numa ameaça concreta e bem visÃvel, bem como na tensão e suspense, bem construÃdos, em torno de um jogo de gato e rato entre assaltantes e assaltados. Uma agradável leveza e simplicidade, que dão ao filme uma maior beleza e elegância.
Apesar de tudo, o filme não é muito tenso ou carregado e os antagonistas não são psicopatas. O enredo dá a cada actor o momento certo para brilhar sem sobrecarregar o filme e o ritmo é bom, especialmente dada a simplicidade da história.
O elenco é liderado pelos veteranos Jodie Foster, Jared Leto e Forest Whitaker, estes dois últimos nos papéis de dois dois assaltantes. Junto deles pode ainda ser vista a jovem e pouco experiente Kristen Stewart. Nenhum deles se destacou propriamente, dado que todos estiveram mais ou menos à altura das expectativas, transformando este filme em uma pequena pérola de boa qualidade.
Em 25 Jul 2018